O Comitê de Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho (SQVT) promoveu hoje (15) uma atividade de capacitação, com ênfase em educação financeira. Foram discutidos temas como a análise do padrão de vida, constituição de reservas pessoais, controle de receitas e despesas e a elaboração de planos para uma aposentadoria sustentável.

De acordo com a instrutora Letícia Carneiro, a manutenção de uma boa relação com o dinheiro é fundamental para a promoção da qualidade de vida. “As dívidas deixam as pessoas depressivas e estressadas. A má gestão dos recursos financeiros pode gerar problemas em família, motivar suicídios, diminuir a produtividade dos profissionais”, frisou a educadora financeira. “Todos temos sonhos, e é preciso que aprendamos a mensurar quanto custam esses sonhos e poupar para realizá-los. Precisamos fazer questionamentos do tipo ‘o que eu quero realizar?’, ‘quando quero realizar?’, ‘o que eu estou fazendo para realizar?’… Só com planejamento e compromisso poderemos conhecer a felicidade de alcançar um objetivo pessoal”, pontuou ela.

Em seguida, o Controlador Interno do Ministério Público, Sérgio Silva, conduziu uma apresentação sobre o funcionamento da previdência social e a importância de um bom preparo para a aposentadoria. “É essencial que o servidor entenda as mudanças no sistema previdenciário para melhor planejar a aposentadoria que deseja alcançar. É preciso buscar o conhecimento sobre as opções dos regimes de previdência, a fim de alcançar a condição mais sustentável possível no futuro”, argumentou ele.

A atividade integra o programa “Bem Viver no MP”, cujo objetivo é promover a saúde e a qualidade de vida em várias dimensões: física, emocional, espiritual, social… O evento de hoje foi prestigiado por membros ativos e inativos, servidores e estagiários da instituição.