O dia 2 de abril é o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. A data foi escolhida pela Organização das Nações Unidas com o intuito de promover a discussão acerca do assunto, bem como a melhora da qualidade de vida dos autistas. Nesta data, pais, profissionais e governantes procuram se unir para a conscientização e alerta sobre essa síndrome que cada vez mais afeta novas crianças, sendo, apenas no Brasil, mais de 2 milhões.
O diagnóstico do autismo é clínico, feito através de observação direta do comportamento e de uma entrevista detalhada com os pais ou responsáveis. Os sintomas costumam estar presentes antes dos 3 anos de idade.
Assim, os pais devem ficar atentos a alguns sinais, já demonstrados nos primeiros anos de vida: em regra, as crianças com o transtorno do espectro autismo (TA) não mantêm contato visual efetivo e não olham quando você chama. A partir dos 12 meses, por exemplo, elas também não apontam com o dedinho. No primeiro ano de vida, demonstram mais interesse nos objetos do que nas pessoas e, quando os pais fazem brincadeiras de esconder, sorrir, podem não demonstrar muita reação.
O azul foi definido como a cor símbolo do autismo, porque a síndrome é mais comum nos meninos — na proporção de quatro meninos para cada menina.
Em Teresina, a data será lembrada com a realização de uma caminhada, cuja concentração se dará na ponte Estaiada, na Avenida Raul Lopes, a partir das 16h. Para participar o interessado poderá adquirir a camiseta que está sendo vendida na sede da AMA, localizada na Rua José Clemente Pereira, 2384, bairro Primavera. As camisetas custam R$ 20,00 e o valor arrecadado será destinado à manutenção da Associação, que oferece serviços de neuropediatria, terapia ocupacional, fonoaudiologia, psicologia, educação física e fisioterapia, que são essenciais ao desenvolvimento da criança com a síndrome.