Na manhã de quinta-feira (31), os Promotores de Justiça Cláudia Seabra, titular da 12ª Promotoria de Teresina, Eny Marcos, da 29ª Promotoria de Teresina, e Karla Daniela, Coordenadora do Centro de Apoio de Defesa da Saúde, presidiram uma reunião para buscar melhorias para o Centro de Atenção Psicossocial Infantil – CAPSI. Os principais problemas encontrados estão relacionados ao fornecimento de medicamentos, equipe profissional insuficiente, falta de acesso ao sistema de regulação de consultas do Estado devido à ausência de internet no local e falta de transporte.
Durante a reunião, a Coordenadora Técnica do CAPSI, Edna Castelo Branco, criticou a quantidade de profissionais atuantes na instituição, “é impossível atender as necessidades de atendimento com a equipe atual, com apenas 9 profissionais de nível superior” – afirma a coordenadora.
O Secretário de Saúde do Estado, Francisco Costa, estava presente na reunião, e se comprometeu a ampliar a equipe do CAPSI, disponibilizando profissionais de diversas áreas. Com relação a internet, a SESAPI estudará uma forma de implantar, pois não existe cobertura de fibra ótica para aquela região.
A Fundação Municipal de Saúde, responsável pelo fornecimento de medicamentos a pacientes do CAPSI residentes em Teresina, expedirá, em até 30 dias, portaria em conjunto com a Gerência de Saúde Mental do Estado e do Município, Psiquiatras do CAPS Infantil, Diretoria de Unidade de Assistência Farmacêutica da SESAPI e a Gerente de Assistência Farmacêutica da FMS avaliando os medicamentos não previstos na Relação Nacional de medicamentos Essenciais e listados no CAPS Infantil.
A Coordenadora do CAPSI encaminhará à FMS a relação dos pacientes residentes em Teresina e atendidos por eles com as respectivas medicações e quantitativos correspondentes. Após, recebida a relação, a FMS fará a entrega dos psicotrópicos, no prazo de 8 dias, para o primeiro pedido. Nos meses seguintes, entregará mensalmente dentro do cronograma da rota de entrega da Gerência Farmacêutica.