A Promotora de Justiça Marlete Cipriano, coordenadora do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça Criminais (CAOCRIM), conduziu hoje (15) uma reunião sobre a execução do controle externo da atividade policial, função atribuída ao Ministério Público pela Constituição Federal. Com o objetivo de atender às resoluções expedidas pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), o CAOCRIM transmitiu informações aos Promotores de Justiça sobre os novos regimes de inspeção em delegacias de polícia e em batalhões militares.

O controle externo da atividade policial será exercido através de grupos de atuação, na capital, Teresina, e em todos os municípios que possuam unidades prisionais.

O controle externo da atividade policial pelo Ministério Público tem como objetivo manter a regularidade e a adequação dos procedimentos empregados na execução da atividade policial, bem como a integração das funções do Ministério Público e das Polícias voltadas para a persecução penal e o interesse público.