A Promotora de Justiça Ana Isabel de Alencar Mota Dias, com atuação na comarca de Demerval Lobão, participou da solenidade de inauguração do Centro de Obstetrícia do Hospital Estadual “João Luiz de Moraes”, realizada ontem (02/05). A Promotora de Justiça Karla Daniela Carvalho, coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde, também esteve presente. O hospital passou por reforma e diversas adequações para oferecer atenção e suporte às gestantes. Todo o processo foi acompanhado e intermediado pelo Ministério Público, que provocou a Secretaria de Estado da Saúde (SESAPI) em busca de soluções para o problema de superlotação na Maternidade Dona Evangelina Rosa, em Teresina.
O plano de ação desenvolvido durante as reuniões de trabalho contemplava o monitoramento da situação nos municípios do interior, e o consequente aprimoramento do apoio à maternidade em localidades estratégicas. O Hospital de Demerval Lobão, por exemplo, agora conta com uma equipe completa e uma estrutura específica, pronta para a realização de partos vaginais ou cesáreos de risco normal.
Um dos projetos apresentados pelo CAODS para o Plano Geral de Atuação Finalística 2016-2017 é “O Ministério Público pelo direito de nascer”, cujo objetivo é reduzir a mortalidade infantil e materna no estado, com a garantir da qualidade da assistência pré-natal e a realização de perícias nos serviços existentes, dentre outras ações.