A Assessoria Especial de Planejamento e Gestão (AEPG), unidade diretamente vinculada à Procuradoria Geral de Justiça, organizou o evento de lançamento do Plano Geral de Atuação Administrativa (PAA) do Ministério Público do Estado do Piauí. O evento foi realizado na manhã de hoje (12), no Auditório Procuradora Iolanda Carvalho.
O Procurador-Geral de Justiça, Cleandro Alves de Moura, falou sobre a importância de uma administração eficiente e eficaz, para otimização dos serviços oferecidos à sociedade piauiense. “Para que a instituição se desenvolva, é fundamental o envolvimento e o comprometimento de todos. E comprometer-se com uma causa é doar-se por ela, compreendendo que nosso esforço resultará na construção de uma sociedade mais justa e solidária”, declarou o chefe do Ministério Público. Já o Corregedor-Geral da instituição, Aristides Silva Pinheiro, ressaltou a necessidade de valorização do corpo funcional, pois são as pessoas que constituem a força necessária para garantir o bom funcionamento dos órgão e unidades administrativas.
A Promotora de Justiça Cláudia Seabra, que assumiu interinamente a chefia da AEPG, explicou que o PAA é constituído pelos projetos elaborados pelas coordenadorias técnicas e outras unidades, com o objetivo de aprimorar os processos gerenciais na instituição. “A equipe responsável desenvolveu projetos fantásticos, que vão ao encontro das reais necessidades de trabalho em diversas áreas de atuação. Acredito que conseguimos criar um plano potencialmente eficaz, a partir de uma visão holística, sistêmica e funcional. Agora, precisamos da colaboração e do engajamento de todos para executar os projetos, de modo que eles produzam resultados positivos nos sistemas de gestão do Ministério Público”, disse ela.
Logo depois da abertura solene, o renomado administrador Ricardo Masstalerz ministrou palestra com o tema “Visão estratégica nas atividades do dia-a-dia”, propondo uma reflexão sobre a definição de objetivos e a necessidade de elaboração de estratégias exequíveis para cumpri-los. Ricardo Masstalerz é consultor e instrutor do SEBRAE, habilitado na áreas de Planejamento Estratégico, Marketing e Vendas e Desenvolvimento Territorial. Pós-Graduado em Recursos Humanos pelo Instituto de Cooperação e Assistência Técnica, Especialista em Marketing pela FGV Fundação Getúlio Vargas e certificado em coach por instituto internacional. É facilitador EMPRETEC, metodologia que tem como objetivo desenvolver o espírito empreendedor dos participantes, além de ser instrutor de gestores de contratos e consultores do Projeto de Desenvolvimento de Fornecedores. Tem experiência nas áreas de consultoria de gestão, planejamento estratégico, negociação, liderança, desenvolvimento de pessoas e inteligência empresarial, dentre outras.
A programação incluiu ainda a apresentação de todos os projetos do PAA, momento protagonizado pelos coordenadores técnicos, pela Controladoria Interna, pela Secretária-Geral do Ministério Público, Cléia Fernandes, e pela própria equipe da Assessoria Especial de Planejamento e Gestão. A Assessora para Elaboração de Projetos, Elaine Burity, falou sobre o processo de construção do plano.
Ao todo, são 23 projetos, distribuídos nas áreas de apoio administrativo, comunicação social, contabilidade e finanças, licitações e contratos, recursos humanos, tecnologia da informação, perícias e pareceres técnicos, controle interno, gestão de custos e de projetos. As ideias apresentadas envolvem a criação de rotinas administrativas, capacitação sobre os regimes previdenciários, realização de media trainning, racionalização documental, criação da Ouvidoria online, celebração de parcerias para realização de perícias, implantar ferramenta de videoconferência, divulgação sistematizada do calendário de licitações e realização de curso de ambientação para novos colaboradores, dentre várias outras ações.
Em breve a AEPG divulgará publicação com o Plano Geral de Atuação Administrativo consolidado.