O Centro de Apoio de Defesa do Meio Ambiente, junto à Promotoria de Justiça de Manoel Emídio, promoveu reunião com José de Araújo Dias, Diretor Geral do Departamento de Estradas de Rodagens do Piauí, com o objetivo de reparar os danos ambientais decorrentes dos serviços de melhoramentos em revestimento primário na PI 141, na localidade Corrente das Flores.

 

As Promotoras Maria Eugênia Bastos e Fabrícia Oliveira tem atuado no caso por conta de notícias de danos a um cemitério e ao sistema de abastecimento de água do local, além de alguns imóveis particulares atingidos. A obra envolve a utilização de máquinas pesadas para terraplanagem e pavimentação, supressão de vegetação arbórea e corte de morros e possíveis intervenções diretas em Área de Preservação Permanente.





Tendo isso em vista, a Promotoria de Justiça emitiu recomendação e entregou na reunião para o Diretor, a fim de que ele apresente à Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos a complementação do estudo ambiental, com o objetivo de adequar a proximidade da estrada com os imóveis lindeiros e as medidas que serão tomadas para isso. Após receber as reclamações através do Ministério Público, o DER informa que alterou o trajeto da estrada para não prejudicar os moradores.

Também foi recomendada a recuperação dos danos causados ao cemitério e ao sistema de abastecimento público de água de Corrente das Flores no prazo de 45 dias. O DER tem até dia 29 de maio para informa se acata ou não a recomendação do Ministério Público.