Durante reunião no Conselho Nacional de Procuradores Gerais – CNPG, nessa quarta-feira (11), em Brasília, o Procurador-Geral de Justiça, Cleandro Alves de Moura assinou um Termo de Cooperação Técnica com o Ministério da Justiça para a prevenção e o combate à lavagem de dinheiro, à corrupção e a outros crimes relacionados. O objetivo principal é aprimorar e desenvolver métodos de análise de grandes volumes de dados, garantindo maior eficácia na repressão a tais práticas ilegais, por meio do ingresso do MPPI na Rede Nacional de Laboratórios contra Lavagem de Dinheiro (REDE-LAB).

Com isso, o Ministério Público deve passar a compartilhar experiências e know-how sobre análise de dados e compartilhamento de tecnologias relacionadas ao processamento para detecção de situações suspeitas. A cooperação entre os órgãos também busca uma atuação mais célere no exercício das ações de controle e combate à malversação de recursos públicos. Entre os objetivos do acordo, também estão a articulação de esforços para recuperação de ativos e no combate à fraude, à corrupção e à lavagem de dinheiro no âmbito civil e administrativo, de modo a potencializar os resultados esperados; além de intercâmbio e compartilhamento de conhecimentos por meio de promoção de treinamentos e capacitações.

O Acordo prevê ainda a administração de um Laboratório de Tecnologia nas instalações do MPPI para apoiar as atividades finalísticas no tocante à recuperação de ativos, por meio da produção de conhecimento e de informações estratégicas, como a localização de devedores e de bens desviados.
“O MPPI passará a dispor de um laboratório para análise de dados diretamente interligado com a Rede Nacional de Laboratórios contra a Lavagem de Dinheiro – REDE-LAB. Isso significa um avanço tecnológico importante para nossa instituição”, enfatizou Cleandro Moura.