O Ministério Público do Estado do Piauí está coordenando as atividades relativas aos projetos de educação ambiental “Eco Kids” e “Eco Kids”, implementados em escolas da rede pública de ensino. Durante todo o primeiro semestre letivo, o Centro Municipal de Educação Infantil Jesus Diocesano, a Escola Municipal Torquato Neto e a Escola Raimundo Nonato Monteiro desenvolveram trabalhos voltados para os alunos e para a comunidade, no sentido de estimular a reflexão sobre os cuidados com o meio ambiente.
Os conteúdos produzidos pelos estudantes – entre textos, fotos, desenhos e poesias – serão reunidos em uma publicação impressa. “Além de contribuir para o desenvolvimento da criatividade e chamar a atenção para a questão ambiental, o jornal aumenta a autoestima e o sentimento de pertencimento da criança ou do adolescente, incentivando-o a conhecer melhor o ambiente em que vive”, explica a Promotora de Justiça Maria Eugênia Bastos, coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (CAOMA), que conduziu uma reunião na qual foram discutidos os últimos detalhes para edição da publicação. O Ministério Público participa também através do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Educação e da Cidadania, órgão coordenado pela Promotora de Justiça Flávia Gomes Cordeiro.
O custeio foi viabilizado pelo Ministério Público, através da celebração de um termo de ajustamento de conduta e de diversas parcerias com os órgãos que integram o Conselho Editorial: Secretarias Municipais de Educação, Meio Ambiente e Finanças, Conselhos de Meio Ambiente, do FUNDEB e de Educação e a Fundação Inês Carvalho.
A expectativa é que os jornais sejam lançados ainda em junho, durante grandes solenidades realizadas nas escolas. Na última reunião, os responsáveis entregaram todo o material produzido durante o semestre.