O Ministério Público do Estado do Piauí, através da 12a Promotoria de Justiça de Teresina, realizou visita de inspeção na Maternidade Dona Evangelina Rosa na tarde da última sexta-feira (24), com o objetivo de acompanhar as medidas que estão sendo adotadas para sanar as irregularidades apontadas em relatório do Departamento Nacional de Auditoria do SUS.
Dentre outras irregularidades, encontrou-se ambientes com banheiros e aparelhos sanitários danificados, vazamento e inadequações na estrutura física.
O Ministério Público examinou diversos setores da Maternidade, como Centro de Parto Normal, Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional, Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru, Unidade Terapia Intensiva Neonatal e Unidade de Centro Obstétrico. Algumas melhorias foram realizadas, mas que ainda há pendências. Ficou acertado que a direção da Maternidade Evangelina Rosa encaminhará ao Ministério Público, em 10 dia úteis, cronograma prevendo a correção de todas as irregularidades indicadas.
Acompanharam a visita de inspeção o Diretor-Geral da Maternidade, José Araújo Brito, o Diretor Técnico Joaquim Vaz Parente e o Supervisor de Serviços Gerais e Manutenção, Kerdson Kerman de Oliveira Nascimento. O Ministério Público continuará acompanhando as providências tomadas para promover as melhorias necessárias à maternidade.