O Grupo de Atuação Especial de Controle Externo da Atividade Policial de Teresina-GACEP, por solicitação do Promotor de Justiça Marcelo de Jesus Monteiro Araújo, vai apurar os fatos que envolveram o Promotor de Justiça Eduardo Palácio Rocha, na noite do dia 20 de julho, em Picos. O coordenador do GACEP de Teresina, Antônio Rodrigues de Moura e a coordenadora do CAOCRIM-Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça Criminais, Marlete Cipriano comunicaram a decisão à Corregedoria-Geral do MPPI.
Na reunião realizada na manhã de hoje (22), foram definidas algumas deliberações. Uma delas será a instauração de Procedimento de Investigação Criminal de forma conjunta do GACEP de Teresina com a 5ª e 6ª Promotorias de Justiça de Picos, e com a 9ª Promotoria de Justiça Criminal de Teresina, que tem atribuição para apuração de crimes militares, para apuração de possíveis fatos delituosos que envolveram a atuação da Polícia Militar na abordagem ao veículo do Promotor de Justiça Eduardo Palácio Rocha, sem prejuízo do acompanhamento dos Procedimentos de investigação instaurados pelas Polícias Civil e Militar.
Um outro Procedimento Administrativo será instaurado pelo GACEP-Teresina para apurar, de forma ampla, o emprego de policiais militares da chamada “PM-2” na execução de atividades operacionais da Polícia Militar do Piauí.