O Ministério Público do Estado do Piauí está coordenando as atividades relativas aos projetos de educação ambiental “Eco Kids” e “Eco Teens”, implementados em escolas da rede pública de ensino. Durante todo o primeiro semestre letivo, o Centro Municipal de Educação Infantil Jesus Diocesano, a Escola Municipal Torquato Neto e a Escola Raimundo Nonato Monteiro desenvolveram trabalhos voltados para os alunos e para a comunidade, no sentido de estimular a reflexão sobre os cuidados com o meio ambiente. Os conteúdos produzidos pelos estudantes – entre textos, fotos, desenhos e poesias – serão reunidos em publicações impressas.
O ápice do projeto consiste exatamente no lançamento dos jornais, durante grandes solenidades realizadas nas unidades de ensino. Representantes de diversos órgãos e instituições prestigiarão o trabalho produzido pelos estudantes. No primeiro semestre, as escolas promoveram passeatas ecológicas, atividades de reciclagem, concursos de redação e desenho, revitalização dos espaços de convivência, plantação de mudas de plantas e produção de material educativo para distribuição junto a comunidade. “Além de contribuir para o desenvolvimento da criatividade e chamar a atenção para a questão ambiental, o jornal aumenta a autoestima e o sentimento de pertencimento da criança ou do adolescente, incentivando-o a conhecer melhor o ambiente em que vive”, explicam as Promotoras de Justiça Flávia Gomes Cordeiro e Maria Eugênia Gonçalves Bastos, que coordenam a execução do projeto.
O Ministério Público do Estado do Piauí e os órgãos parceiros convidam a todos para os eventos de lançamento dos jornais, nos dias 13, 14 e 15 de julho , de acordo com o convite disponibilizado acima.