O Ministério Público do Estado do Piauí, através da Promotoria de Justiça de Capitão de Campos, inspecionou, na tarde desta sexta-feira (08 de julho), o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS I) de Cocal de Telha (termo judiciário). A Promotoria de Justiça utilizou uma lista de medicamentos psicotrópicos contendo mais de vinte fármacos e verificou a falta de praticamente todos eles (clonazepam 2mg, diazepam 5mg, fenobarbital 100mg, carbamazepina 200mg, cloridrato de clomipramina 25mg, clorpromazina 25mg, oxcarbazepina 300mg, dentre outros). Apenas o medicamento fenobarbital 40mg/ml (solução oral) se encontrava disponível.
O Secretário Municipal de Saúde de Cocal de Telha, Adalberto Pereira da Silva, acompanhou a inspeção, informando o quadro de pessoal e registrando que o CAPS I do Município de Cocal de Telha é sede de consórcio envolvendo também os Municípios de Boa Hora e de Nossa Senhora de Nazaré.
Foi estabelecido prazo de 10 (dez) dias para que o Secretário Municipal de Saúde preste informações e esclarecimentos, executando providências para que a situação seja corrigida. A Promotoria de Justiça ressaltou que não pode haver período de desabastecimento.
Verificou-se, também, que, no CAPS I de Cocal de Telha, são ofertadas oficinas de artesanato, de dança e de ginástica.
A Promotoria de Justiça de Capitão de Campos realizou inspeção semelhante no CAPS I de Capitão de Campos no mês passado.
Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público do Estado do Piauí MP-PI
Fone: (86) 99401-1718 , (86) 3216-4576, (86) 3216-4579
imprensa@mppi.mp.br
Twitter: MP_PIAUI
Facebook: pgjmpepi