A Procuradoria Geral de Justiça promoveu, na manhã de hoje (19), um evento festivo e capacitatório para marcar a reinauguração do Auditório Procuradora Iolanda Carvalho, principal espaço de integração e reunião para os membros e servidores do Ministério Público do Estado do Piauí. O Procurador-Geral de Justiça, Cleandro Alves de Moura, conduziu o descerramento da placa inaugural e o deselance da fita, juntamente com o Procurador de Justiça Antônio de Pádua Ferreira Linhares, que foi o responsável pela inauguração das instalações originais, em 1999, quando ocupava a chefia da instituição.
A solenidade de hoje também foi especial porque aludiu à conclusão do primeiro ano de administração de Cleandro Moura, que assumiu o cargo em julho de 2015. O Procurador-Geral apresentou um relatório resumido das principais atividades desenvolvidas, dando ênfase à aproximação com a comunidade, à admissão de novos membros, aos numerosos eventos de capacitação, ao fortalecimento da comunicação, à criação da Central de Inquéritos, à implementação de sistemas mais modernos para a gestão administrativa e aos investimentos em infraestrutura, dentre várias outras conquistas.
“A instituição avançou muito nas últimas décadas e todas as Administrações contribuíram para isso, cada qual a seu tempo e modo. Na atualidade, as influências globais e a rapidez das demandas sociais exigem do Ministério Público respostas contundentes. Não mais se tolera a inércia com a corrupção, com a educação que não transforma, com os elevados índices de criminalidade que aprisiona e amedronta, com a violação dos direitos sociais que maltratam e minam as esperanças”, declarou ele, durante o seu discurso. “Há muito por fazer, e o momento vivenciado pelo Ministério Público impõe desafios que conseguiremos vencer mais facilmente se fizermos a opção pela unidade de objetivos”, pontuou. A fala do PGJ foi ilustrada por um vídeo institucional, editado a partir dos registros dos principais acontecimentos no último ano.
A programação incluiu ainda a entrega simbólica das identidades funcionais para os membros do Ministério Público. Para representar os demais, foi escolhido o Procurador de Justiça Antônio Gonçalves Vieira, responsável pela inauguração da sede atual da Procuradoria-Geral de Justiça, em 1993. As carteiras estão à disposição dos membros, na Coordenadoria de Recursos Humanos.
Cleandro Moura também aproveitou a oportunidade para assinar o ato que regulamenta a movimentação e a remoção de servidores. Outro momento importante da solenidade foi o anúncio formal do 1˚ Prêmio de Jornalismo do Ministério Público do Estado do Piauí, cujo objetivo é premiar os melhores trabalhos jornalísticos que envolvam a instituição; o edital será lançado em breve. Ao final, o Procurador-Geral apresentou a nova bandeira da instituição.
O momento de emoção ficou a cargo do coral “Vozes do Ministério Público”, que interpretou várias canções populares sob a regência do maestro Aurélio Melo. A programação do dia se encerrou com a palestra ministrada pela renomado jornalista João Camargo Neto, que falou sobre o relacionamento com a imprensa e a importância do Ministério Público, como instituição, no contexto midiático. O media training foi organizado pela Procuradoria Geral de Justiça, através do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), a partir de projeto elaborado pela Coordenadoria de Comunicação Social para o Plano Geral de Atuação Administrativa (PAA).