O Ministério Público do Estado do Piauí, através da Promotoria de Justiça de Capitão de Campos, na tarde da última quinta-feira (11 de agosto), reuniu-se com a Secretária de Educação de Capitão de Campos para tratar do encontro promovido entre crianças presentes no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo com as pessoas idosas do grupo Na Flor da Idade do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS).

Na reunião, o Promotor de Justiça Márcio Franca apontou, dentre outras questões: a capacitação de professores, diretores e outros educadores para integração de gerações, evidenciando temas como respeito, experiência de vida, valores familiares e conceitos de cidadania.

O objetivo da pauta foi promover a difusão, na comunidade escolar, da importância da integração, da solidariedade e da fraternidade entre gerações; a valorização das experiências e dos ensinamentos das pessoas idosas; o fortalecimento dos laços familiares; a efetivação da cidadania, da dignidade e do respeito em relação às pessoas idosas.

A Secretária de Educação de Capitão de Campos se comprometeu a utilizar metas envolvendo os temas indicados através de palestras, nas quais os alunos apresentariam o que aprenderam na forma de resumo, relatório, teatro, avaliação, vídeo, música, esportes, entrevista, inclusive sendo identificados exemplos de pessoas idosas que ilustram o sentido de superação. As metas seriam mensais e, com os avanços, evoluiriam para projeto.

Estiveram presentes na reunião: a Secretária de Educação de Capitão de Campos Oscarina Gomes de Oliveira Andrade, as Coordenadoras Ana Lúcia de Andrade Gomes Nascimento e Maria do Socorro Oliveira Vasconcelos, e o Auxiliar Francisco Douglas Costa Oliveira.

A reunião faz parte do projeto do Ministério Público que tem como objetivo integrar várias gerações: crianças, adolescentes, adultos e idosos.  Além de integrar gerações, o projeto ministerial visa fortalecer a realização de eventos interativos e culturais com a comunidade.