A 12ª Promotoria de Justiça de Teresina, com atribuições de defesa do direito à saúde, com o auxílio do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde, promoveu, nesta sexta-feira (22 de julho), uma reunião com auditores para tratar da greve sinalizada pela categoria (que reflete na área da saúde pública) e das questões estruturais e sanitárias do local de trabalho.

 

O Secretário Estadual de Saúde foi convidado para participar da referida reunião, tendo justificado a impossibilidade de comparecer.

 

Os servidores auditores informaram os pontos que provocam insatisfação na categoria, dentre eles: as diárias que são pagas em atraso, a falta de funcionário para a segurança da equipe de TFD, a falta de condições sanitárias no local de trabalho, a necessidade da mudança da equipe (exceto TFD) para o prédio sede (o que possibilitaria uma maior proximidade em relação ao Secretário Estadual de Saúde) com a correção das oscilações de energia e compra de transformador compatível, a inclusão dos profissionais auditores nas capacitações da educação permanente (incluindo cronograma de cursos e congressos), a necessidade da auditoria ser tratada como instrumento de gestão, com linha direta com a Secretaria.

 

O Ministério Público registrou que os pontos tratados na reunião serão encaminhados, via ofício, ao Secretário Estadual de Saúde, para que sejam apresentados esclarecimentos e informações para resolução das questões.

 

Os auditores presentes, tendo em vista o andamento da reunião, informaram que verificarão a possibilidade de reconsideração da sinalização de greve da categoria, encaminhando à 12a. Promotoria de Justiça, até o dia 29 de julho, ofício tratando da questão.

 

 

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público do Estado do Piauí MP-PI
Fone: (86) 99401-1718 , (86) 3216-4576, (86) 3216-4579
imprensa@mppi.mp.br 
Twitter: MP_PIAUI
Facebook: pgjmpepi