O Ministério Público do Estado do Piauí, através da 12ª Promotoria de Justiça de Teresina, realizou visita de inspeção no Hospital Infantil Lucídio Portela (HILP) nesta quarta-feira (13) para averiguar diversos aspectos de seu funcionamento.
Na visita, entre diversos outros pontos, foi verificado se o repasse financeiro efetuado pela Secretaria Estadual de Saúde (SESAPI) atende às necessidades do HILP, a necessidade de ampliar o quadro de pessoal. Também acompanhou-se as medidas que estão sendo adotadas para sanar as irregularidades apontadas no relatório de inspeção sanitária da Diretoria da Unidade de Vigilância Sanitária Estadual (DIVISA).
No relatório da DIVISA consta que janelas que se comunicam com áreas externas não dispõe de telas de proteção contra insetos, não foi apresentado de registro de manutenção preventiva e corretiva para os equipamentos do estabelecimento, há paredes e tetos com infiltrações, constatou-se presença de poltronas e pertences pessoais em corredor na entrada da UTI. Além disso também constatou-se a falta de desfibrilador cardíaco, inexistência de monitoramento dos pontos de água onde é realizada hemodiálise e instalações elétricas com fiação exposta no centro cirúrgico.
Foram acertados prazos para que a direção do HILP encaminhe à 12ª Promotoria de Justiça informações sobre os valores de Repasse da SESAPI, tanto os atuais quanto os necessários, do quantitativo necessário de aumento de pessoal, com indicação de cada especialidade, das irregularidades que já foram sanadas e das que ainda se encontram pendentes, destacando-se cronograma para conclusão das correções das medidas adotadas para solucionar os problemas com a energia elétrica.
Acompanharam a visita de inspeção a servidora da Coordenadoria de Perícias e Pareceres Técnicos do Ministério Público Carol Chaves Mesquita e Ferreira, a Coordenadora de licitação do HILP, Jacylenne Coêlho, a Coordenadora Hospitalar Emília Maria Alves, o Coordenador Administrativo João de Souza Lima, a Diretora Técnica Assistencial Leiva de Souza e o Coordenador Financeiro Ramon Campelo.
Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público do Estado do Piauí MP-PI
Fone: (86) 99401-1718 , (86) 3216-4576, (86) 3216-4579
imprensa@mppi.mp.br
Twitter: MP_PIAUI
Facebook: pgjmpepi