Em comemoração aos dez anos da Lei Maria da Penha (Lei n˚ 11.340/2006), o Ministério Público do Estado do Piauí, através de parcerias, avança no processo de efetivação da lei. Na última sexta-feira (05), foram iniciadas atividades do Laboratório Maria da Penha na Faculdade Adelmar Rosado, em Teresina, onde também ocorreu o lançamento do Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Gênero – NEPEGEN “Lélia Gonzalez“.

 

O projeto LABORATÓRIO MARIA DA PENHA, desenvolvido desde o ano de 2013, em parceria com a Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres de Teresina, hoje curso de extensão em faculdades da capital e interior do estado, tem sido importante mecanismo de transformação social e formação de multiplicadores para efetivação da lei.

 

Para professora Michelly Santos, responsável pela coordenação do núcleo de estudo, “as atividades de pesquisas e extensão em gênero a serem desenvolvidas buscarão entender as causas e consequências da violência, subsidiando ações para seu enfrentamento”.

 

Palestras, aliadas à ações permanentes, com formação de parcerias e envolvimento da sociedade, são importantes instrumentos no enfrentamento à violência doméstica e familiar contra mulher”, acrescentou o Promotor de Justiça Francisco de Jesus.

 

Participaram do evento: a professora Renata Cristina Costa da Universidade de Brasília, que proferiu palestra sobre os dez anos da Lei Maria da Penha; a advogada Maria Helena, representando a Coordenadoria Municipal de Políticas para Mulheres de Teresina; estudantes e sociedade em geral.