Com o objetivo de levar conhecimento sobre o enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, a Universidade Estadual do Piauí (UESPI), em parceria com o Ministério Público do Piauí, realizou o Seminário “Mulher: Violência, Direito e Cidadania” nesta segunda-feira (22) no Campus em Campo Maior.
O evento, destinado a estudantes de graduação do campus, contou com palestras e debates mediados pela promotora de justiça Amparo Paz, integrante do Núcleo de Promotorias de Justiça de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar – NUPEVID, e a professora do curso de Direito da UESPI, Esther Maria de Sá Castelo Branco.
Na ocasião, a Promotora Amparo Paz abordou o contexto histórico do machismo, Lei Maria da Penha e ações desenvolvidas pelo Nupevid. “O machismo e a violência contra a mulher estão enraizados em nossa cultura. Nesse sentido, essa parceria entre a UESPI e o Ministério Público visa a levar a discussão sobre a necessidade de enfrentamento à essa cultura para o ambiente educacional e acadêmico, formando, assim, multiplicadores de uma cultura de paz”, afirma a promotora.
Também estiveram presentes no seminário o Pro-Reitor de Ensino e Extensão da UESPI, professor Raimundo Dutra, e a diretora do campus da UESPI em Campo Maior, Vanessa Negreiros.