A equipe da Ouvidoria está participando de curso com o tema “Gestão e Prática em Ouvidoria”, promovido pela Controladoria Geral da União (CGU) em parceria com a Escola de Administração Fazendária (ESAF). A servidora Daniele Lira representa o Ministério Público do Estado do Piauí. As atividades tiveram início na terça-feira (02) e se encerrarão hoje, na sede da Delegacia da Receita Federal. As apresentações foram conduzidas por servidores da CGU, Raimer Rezende e Fabiano Lima, que falaram sobre temas como o papel das ouvidorias públicas no contexto democrático, os elementos para implantação de uma ouvidoria pública, o fluxo de atendimento e a utilização de ferramentas gerenciais.

 

A Ouvidoria recebe, examina e dá encaminhamento a denúncias, reclamações, críticas, elogios, pedidos de informação ou sugestões acerca das atividades desenvolvidas pelos órgãos, membros e servidores do Ministério Público em todo o território piauiense. Poderá também receber denúncias envolvendo fatos praticados por outros órgãos e agentes, públicos e privados, desde que, diante deles, o Ministério Público esteja legitimado a agir.

 

Atualmente, os cidadãos podem entrar em contato com o órgão através de formulário on-line, e-mail, telefone e correspondência, ou ainda pessoalmente. Está em fase de implantação o chat da Ouvidoria, com atendimento em tempo real. O projeto foi desenvolvido pela equipe, em parceria com a Coordenadoria de Tecnologia da Informação do Ministério Público.