O Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público do Piauí, Cleandro Alves de Moura, recebeu das mãos de sua esposa, Patrícia Moura a Medalha Conselheiro Saraiva, entregue ontem (16/08), no teatro 4 de Setembro. Além dele, também foram agraciados com a honraria, os Promotores de Justiça, Fernando Ferreira dos Santos e Francisco de Jesus Lima. A entrega da honraria maior de Teresina encerrou as atividades do 16 de agosto, aniversário de 164 anos da capital. Os três têm relevantes serviços prestados à Teresina, sobretudo, no campo do Judiciário.
A Honraria
A medalha é uma forma de homenagear personalidades e entidades que contribuem para o desenvolvimento de Teresina, bem como enaltecer a história do fundador da atual capital do Piauí, o conselheiro José Antônio Saraiva, que, em 1852, transferiu a sede administrativa do Estado de Oeiras para a região conhecida como chapada do Corisco. A Medalha do Mérito Conselheiro José Antônio Saraiva foi instituída pelo Decreto 684, de 16 de agosto de 1985. Pelo decreto, as personalidades e instituições agraciadas são subdivididas em Graus, que são eles: “Grau Grande Oficial – Ouro”, “Grau Oficial – Prata”, “Grau Cavalheiro – Bronze”.
“A homenagem representa um pouco do que o Ministério Público faz, que é participar da construção de uma sociedade melhor”, destaca Cleandro Alves de Moura. Já o promotor Francisco de Jesus Lima, também homenageado, agradeceu o reconhecimento do trabalho que vem fazendo na capital, principalmente na área de Combate a violência doméstica e familiar e valorização da mulher.
Prestigiaram a solenidade, as Promotoras de Justiça, Cléia Fernandes, Secretária Geral do MP, Carmelina Moura, Assessora especial do PGJ, Maria Eugênia Bastos, Coordenadora do Centro de Apoio de Defesa do Meio Ambiente e Joselisse Carvalho, titular da 45˚ Promotoria de Justiça. Além de Cleandro Alves de Moura, 37 outras personalidades e três instituições foram homenageadas com a medalha Conselheiro Saraiva.