O Procurador-Geral de Justiça, Cleandro Moura, recebeu na manhã desta segunda-feira (08), as três diretoras das Escolas Municipais “Torquato Neto” e “Raimundo Nonato Monteiro Santana”, e do CMEI “Jesus Diocesano”, no Parque Piauí, para conhecer os resultados dos projetos Eco Kids e Eco Teens, articulado pelo Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (CAOMA) e pelo Centro de Apoio Operacional de Defesa da Educação e Cidadania (CAODEC), órgãos coordenados pelas Promotoras de Justiça Maria Eugênia Gonçalves e Flávia Gomes, respectivamente. Na oportunidade, o Procurador-Geral entregou placas em homenagem às gestoras pela atuação.
O Eco Kids e Eco Teens são projetos de educação ambiental que consistem na criação e circulação de informativos semestrais sobre meio ambiente, voltados para alunos das escolas de ensino fundamental, públicas e privadas. Os conteúdos da publicações são produzidos pelos alunos das unidades escolares que aderem ao projeto. Ao longo do último semestre, as escolas desenvolveram diversas atividades de conscientização, como passeatas ecológicas, oficinas de reciclagem, palestras sobre a proliferação do mosquito Aedes aegypti e revitalização do ambiente escolar, dentre outras.
“Nós ficamos felizes porque as crianças demonstraram interesse em aprender sobre a preservação dos recursos naturais. Isso é importante, para que seja desenvolvida a consciência de respeito à natureza, devidamente introduzida na educação dos nosso pequeninos”, pontou a professora Iêda Duarte, diretora da Escola Municipal Torquato Neto.
“Fiquei muito alegre porque outras diretoras que tomaram conhecimento dos projetos falaram comigo durante o lançamento dos jornais e disseram que têm interesse de desenvolver essas ações em suas escolas”, declarou a Promotora de Justiça Maria Eugênia Gonçalves Bastos, coordenadora do CAOMA.
Entre as ações empreendidas pelos estudantes e professores estão a entrega de muda de árvores, oficinas de reciclagem de garrafas plásticas e aproveitamento de alimentos entre outros.
Já Promotora de Justiça Flávia Cordeiro avaliou como positiva a parceria entre as escolas e o Ministério Público. “Agradecemos a receptividade com a qual fomos recebidos nas escolas. Isso nos motiva a continuar desenvolvendo esse projeto tão bonito, que tanto contribui para a educação ambiental das nossas crianças”, frisou ela.
O Procurador-Geral de Justiça, Cleandro Moura, reafirmou a posição do Ministério Público como um agente de transformação social. “Investir nessas crianças é investir no futuro e em um sociedade melhor. Por isso, o Ministério Público está empenhado na execução de projetos que repercutam no desenvolvimento de cidadãos solidários, comprometidos e empenhados na promoção das causas de interesse coletivo”, reiterou.