Na manhã de hoje, servidores e membros do Ministério Público Estadual fizeram uma paralisação em protesto contra o Projeto de Lei 257/2016, em tramitação na Camara Federal. O movimento reuniu grande número de servidores, que temem demissões em massa no serviço público em todo o Brasil. O Procurador-Geral de Justiça, Cleandro Moura, também participou do movimento.
O projeto de Lei 257/2016 trata sobre a renegociação de dívida dos estados e, entre outras medidas, prevê a inclusão de várias despesas no limite de gastos com pessoal de diversos órgãos, que anteriormente não faziam parte do cálculo. Dessa forma, teria que haver demissões para se adequar aos novos parâmetros estabelecidos e não desrespeitar a Lei de Responsabilidade Fiscal.
Em estudo feito no Ministério Público do Piauí, o projeto faria com que fossem demitidos todos os técnicos ministeriais, comissionados e parte dos analistas. Em outro cenário, poderiam ser demitidos 39% dos membros.
A votação do projeto está prevista para a próxima segunda-feira, quando haverá uma nova mobilização dos servidores do Ministério Público.