A Promotora de Justiça, Flávia Gomes Cordeiro, coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Educação e Cidadania (Caodec) ministrou palestra na manhã desta quarta-feira, 21, no auditório do colégio Zacarias de Góis, Liceu Piauiense. O evento foi realizado em alusão ao Dia Internacional da Paz, estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) e celebrado anualmente no dia 21 de setembro.

 

A data foi instituída pela resolução n° 36/67 da Assembleia Geral das Nações Unidas, em 1981, para coincidir com a reunião de abertura da assembleia do organismo internacional.

 

 

De acordo com a professora e diretora do Liceu Piauiense, Adriana Lebre, o colégio tem desenvolvido atividades com ênfase na cultura de paz. “Quando nós recebemos essa proposta do Ministério Público juntamente com a Seduc recebemos de braços abertos. Porque antes nós falávamos sobre paz. E hoje temos conhecimento que a cultura de paz é bem mais profunda”, afirmou a gestora.

 

O movimento internacional denominado de “Cultura de Paz” teve início com a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) e visa prevenir situações que ameaçam a paz e a segurança dos povos, utilizando como principais ferramentas a conscientização, educação e a prevenção.

 

Em consonância com essas ideias, o Caodec do Ministério Público Estadual, desenvolve em parceria com a Secretaria de Estado da Educacão, o projeto “Queremos Paz”, o qual por meio de palestras em escolas da rede pública estadual objetiva disseminar a Cultura de Paz.

 

 

“Este é um dia considerado importante para toda comunidade internacional. Porque essa data é um momento de refelxão sobre a construção da paz. E esse construto só é possível com o empenho de todos nós, em nossos atos cotidianos. Isso porque quando eu respeito as pessoas dentro de suas singularidades, expresso o desejo de viver em paz”, enfatizou a Flávia Gomes.

 

A coordenadora do Caodec ainda apresentou aos estudantes os seis pilares da Cultura de Paz, publicados no documento “Manifesto 2000” da Unesco, que são respeitar a vida, rejeitar a violência, ser generoso, ouvir para compreender, preservar o planeta e redescobrir a solidariedade. Após a palestra, a Promotora de Justiça, Flávia Gomes distribuiu aos servidores e membros do Ministério Público cartazes e adesivos constando os pilares da Cultura de Paz.