O Ministério Público do Estado do Piauí iniciou hoje a segunda fase da execução dos projetos Eco Kids e Eco Teens, que são voltados para a educação ambiental de crianças, adolescentes e jovens. Na manhã de hoje (09/09), as Promotoras de Justiça Flávia Gomes e Maria Eugênia Bastos reuniram-se com a equipe da Secretaria Municipal de Educação, liderada pela professora Audea Lima, para finalizar os ajustes para o reinicio do projeto.
O Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (CAOMA) e o Centro de Apoio Operacional de Defesa da Educação e da Cidadania (CAODEC), órgãos auxiliares do MP/PI, articularam-se com as Secretarias de Meio Ambiente e de Educação do Município de Teresina para viabilizar a implementação do projeto na rede pública de ensino. Durante um semestre, os estudantes das instituições selecionadas participarão de diversas atividades, que incluem a produção de conteúdos para publicações semestrais, os jornais Eco Kids e Eco Teens, o primeiro produzido por crianças até 12 anos, e o segundo por adolescentes e alunos de EJA. Os participantes têm a oportunidade de refletir sobre os problemas ambientais que afetam as comunidades, elaborando textos jornalísticos, poesias, imagens, desenhos e outros materiais para divulgação.
Para a coordenadora do CAOMA, Maria Eugênia Bastos, a atividade contribui de forma decisiva para o desenvolvimento da consciência ambiental nas crianças, jovens e adultos. Para a coordenadora do CAODEC, Flávia Gomes, “Esse é um projeto muito bonito, pois reflete a realidade ambiental na qual está inserida a escola, envolve toda a comunidade e culmina na produção de jornais educativos. Isso porque valorizamos a produção do conhecimento, de modo que os alunos se tornem multiplicadores, levando para dentro de casa os princípios e conceitos de sustentabilidade construídos na escola.”, afirmou a Promotora de Justiça.
O Projeto já vem sendo desenvolvido pela Rede Municipal de Educação desde o ínicio do ano com bastante aceitação e aprovação da comunidade escolar.