Na última terça-feira, 13, técnicos do Ministério Público do Piauí estiveram em Palmas para conhecer melhor as diversas funcionalidades do Athenas, a fim de implantá-lo na unidade do MPPI .Desenvolvido em 2009, pelo Departamento de Tecnologia da Informação do Ministério Público do Tocantins, mas em permanente aperfeiçoamento de suas funções, o sistema Athenas é referência para outros Estados brasileiros.

O coordenador de Tecnologia da Informação do Ministério Público do Piauí, Ítalo Garcia Araújo Nogueira, disse que conheceu o Athenas em uma videoconferência e que o comparou com sistemas da área administrativa de vários outros estados. Optou pelo software do Tocantins em razão de ser o que melhor atende às necessidades da Instituição.

“Por ser mais funcional e completo, o Athenas contribuirá para que o Ministério Público do Piauí atenda às resoluções do Conselho Superior do Ministério Público”, completou Nogueira. Além dele, esteve em Palmas o assessor de Desenvolvimento de Sistemas do MP do Piauí, Marcos Maciel Martins Brito.

Desde que se destacou na I Mostra de Sistemas das Atividades Fim e Meio do Ministério Público Brasileiro, em 2011, o Athenas já foi cedido para ministérios públicos de diversos estados brasileiros. A cessão do software para o Piauí foi formalizada em agosto de 2016, por meio de um termo de cooperação técnica assinado pelos Procuradores-Gerais de Justiça dos dois estados.

O sistema

O Athenas é um software voltado para a gestão estratégica da área administrativa e finalística. Possui módulos integrados, que possibilitam o gerenciamento de recursos humanos, folha de pagamento, patrimônio, documentos eletrônicos, protocolo, extrajudicial e de outras áreas importantes para a organização institucional.

* Com informações do MP-TO