A Coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Infância e Juventude – CAODIJ, Promotora Lia Burgos Ribeiro Martins participou, no último dia 21, da Oficina Estadual de Pactuação e Revisão do Plano Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes. O encontro foi organizado pelos Conselhos Estaduais dos Direitos da Criança e do Adolescente do Piauí e do Rio de Janeiro, em parceira com o Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual e a Rede ECPAT Brasil de proteção à criança e ao adolescente.
Na programação, foram realizadas duas mesas com o tema “Panorama da Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes no Estado do Piauí”, quando foi apresentado que houve um progressivo aumento de casos de violência sexual, de acordo com dados do SAMVIS (Serviço de Atendimento de Vítimas de Violência Sexual) e SEJUS (Secretaria de Justiça). O segundo momento de debates trouxe como assunto “Estratégia de Mobilidade dos Integrantes do Sistema de Garantias de Direitos para a implementação das ações de enfrentamento às violências no Plano Decenal dos Direitos da Criança e do Adolescente”. Nessa mesa foram expostas as dificuldades das entidades civis e governamentais e o trabalho do Ministério Público Estadual para alimentação e regularização do Fundo Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente.
No final do encontro, ficou acordado a realização de um pacto em defesa da criança e do adolescente do Piauí, por entidades civis e governamentais visando combater a violação praticada contra crianças e adolescentes.
“A realização deste evento foi positiva porque é fundamental avaliarmos as estratégias e ações empreendidas para erradicação da violência infantojuvenil. De posse dessa análise, nós podemos sanar deficiências, traçar metas mais ambiciosas e prestar uma melhor assistência às crianças e adolescentes do nosso Estado”, concluiu a Promotora Lia Burgos Ribeiro Martins.