O Centro de Apoio Operacional de Defesa da Pessoa com Deficiência e do Idoso (CAOPDI), coordenado pela Promotora Janaína Rose Ribeiro, realizou na manha segunda-feira, 03, reunião com servidores do Ministério Publico do Estado do Piauí (MPPI), para prestar esclarecimentos sobre questões referentes a acessibilidade das publicações no site da instituição.
De acordo com a promotora, a recomendação visa facilitar o acesso de pessoas com deficiência, que costumam navegar pela internet somente por meio de teclado. Essas pessoas utilizam softwares de acessibilidade inclusiva para a leitura do conteúdo que consta nas paginas da internet. Assim, é necessário que os documentos, como portarias, normas e atos sejam publicados em duas versões, PDF originado no computador e o segundo escaneado, já que este ultimo é lido apenas como imagem pelo programas. As imagens devem conter um descrição que é feita pelo programa.
Ao final da reunião ficou acertado que no prazo de 30 dias, as coordenadorias deverão realizar um levantamento dos documentos que já estão no site do Ministério Publico e garantirem total acessibilidade.