A Promotora de Justiça de Manoel Emídio, Fabrícia Barbosa de Oliveira, viabilizou a realização de um evento capacitatório para prevenção ao suicídio. Preocupada com os numerosos casos registrados na cidade, a representante do Ministério Público acionou a Secretaria Municipal de Saúde, para que fossem tomadas providências. Durante a atividade, foram abordados temas como automutilação entre jovens, manejo do comportamento suicida, mitos e verdades sobre o suicídio, aspectos gerais e luto (posvenção).
O psicólogo Carlos Aragão capacitou professores, agentes comunitários de saúde, conselheiros tutelares e outros profissionais que podem atuar no enfrentamento a essa problemática. O palestrante é especialista em Tanatologia, mestre em Antropologia e doutorando em Psicologia Clínica e Cultura pela Universidade de Brasília (UnB). Carlos Aragão falou sobre os fatores psiquiátricos, psicológicos, econômicos, sociais, culturais, ambientais e religiosos que se correlacionam com o fenômeno do suicídio.
O Ministério Público reconhece o suicídio como um problema de saúde pública, que produz impactos não só junto às famílias, mas a toda sociedade. “A prevenção é um dever de todos, sendo necessária uma articulação efetiva entre pais, professores e profissionais de saúde para que sejam rapidamente detectados os primeiros sinais de depressão”, explicou a Promotora de Justiça. “O tema assume grande importância porque as principais causas do suicídio estão, em geral, intimamente ligadas a problemas que devem ser objeto de políticas públicas. Exemplos disso são o consumo de álcool e drogas, o estresse, abusos e negligência durante a infância, dentre outros fatores potencialmente determinantes”, alerta Fabrícia Oliveira.
Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público do Estado do Piauí MP-PI
Fone: (86) 99401-1718 , (86) 3216-4576, (86) 3216-4579
imprensa@mppi.mp.br
Twitter: MP_PIAUI
Facebook: pgjmpepi