O Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde (CAODS), do Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI) participou nesta quinta-feira, 15, do Seminário Estadual de Avaliação das Ações de Enfrentamento à Microcefalia. O evento aconteceu no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) e objetivou avaliar as estratégias desenvolvidas pelos órgãos estaduais de saúde em parceria com a gestão dos municípios piauienses, para eliminação do mosquito transmissor da chikungunya, dengue e zika.

 

A Promotora de Justiça, Karla Daniela Carvalho, participou do seminário representando o Ministério Público Estadual. E, na oportunidade, a coordenadora do CAODS, apresentou as ações implantadas pela instituição, como o projeto #MpcontraoAedes, para eliminação de focos que possibilitem o surgimento do mosquito Aedes aegypti, nas dependências dos prédios do MP.

“Além da campanha interna nós realizamos audiências com os gestores municipais de saúde, para que reforcem junto à população a importância de extinguir os criadouros de mosquito de dengue. Além disso, foram realizadas palestras, reuniões de acompanhamento de políticas para inclusão de crianças com microcefalia. Nossa luta não pode parar”, afirmou a Promotora Karla Daniela.

Para enfrentar o surto de Microcefalia, foi lançado em 2015 o Plano Nacional de Enfrentamento à Microcefalia que possui três eixos de atuação: mobilização e combate ao mosquito, atendimento às pessoas e o desenvolvimento tecnológico, educacional e pesquisas para soluções voltadas ao diagnóstico do vírus e suas correlações, além de fomentar pesquisas para o controle do Aedes aegypti. Outra área estudada é a microcefalia e malformações congênitas, e as síndromes neurológicas, como a Guillain-Barré.

 

No Piauí entre as medidas desenvolvidas estão a realização periódica de visitas aos imóveis urbanos e rurais dos municípios, pelos Agentes de Combate às Endemias -ACE, e Agentes Comunitários de Saúde -ACS, implantação de salas municipais de controle de coordenação e controle, espaços para discussão de políticas públicas de enfrentamento ao mosquito Aedes aegpty.

 

Além do Ministério Público, participaram do seminário representantes do Ministério da Saúde, Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), Conselho Estadual de Saúde e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Piauí (COSEMS).

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público do Estado do Piauí MP-PI
Fone: (86) 99401-1718 , (86) 3216-4576, (86) 3216-4579
imprensa@mppi.mp.br 
Twitter: MP_PIAUI
Facebook: pgjmpepi