O Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), por meio da 12ª Promotoria de Justiça, juntamente com representantes do Ministério da Saúde, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) e do Conselho de Secretários Municipais da Saúde realizaram nesta terça-feira, 08, visitas de monitoramento no Hospital Dirceu Arcoverde da Polícia Militar do Piauí (HPMPI) e no Hospital Getúlio Vargas (HGV).
No HGV também foi inspecionada a estrutura física, incluindo os leitos da Rede de Urgência e Emergência (RUE), a qual possui 83 leitos de retaguarda, dos quais, 11 para UTI. A Diretora Geral, Clara Leal, recepcionou a visita. O engenheiro Fauze Simão, responsável pelas obras; a assessora de planejamento, Ana Célia Santos; a Supervisora de internação, Ana Maria Oliveira e a enfermeira Claudicéia Nolêto acompanharam a fiscalização. Dados revelam que, aproximadamente, 21,6% dos atendimentos feitos pelo HGV procedem do Maranhão; 3,4% de outros estados e 21,33% de cidades do interior do Estado.
A partir dessas visitas de monitoramento, os técnicos do Ministério da Saúde vão produzir relatórios contendo as observações sobre melhorias e deficiências constatadas, bem como as correções a serem executadas nos hospitais. Uma vez finalizados, esses relatórios serão encaminhados ao Ministério Público Estadual para adoção das providências cabíveis no sentido de cobrar do Estado as correções das deficiências nesses estabelecimentos de saúde.
Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público do Estado do Piauí MP-PI
Fone: (86) 99401-1718 , (86) 3216-4576, (86) 3216-4579
imprensa@mppi.mp.br
Twitter: MP_PIAUI
Facebook: pgjmpepi