Pessoas de pé conversando

O Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), por meio da 12ª Promotoria de Justiça, juntamente com representantes do Ministério da Saúde, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) e do Conselho de Secretários Municipais da Saúde realizaram nesta terça-feira, 08, visitas de monitoramento no Hospital Dirceu Arcoverde da Polícia Militar do Piauí (HPMPI) e no Hospital Getúlio Vargas (HGV).

 

Durante a visita, as equipes gestora e técnica das unidades de saúde expuseram as estratégias implementadas para garantir a correta execução dos procedimentos hospitalares, visando garantir a segurança dos pacientes e profissionais que trabalham nas unidades hospitalares. Foi utilizado um questionário de monitoramento do componente hospitalar da rede de atenção às urgências e emergências (RUE), com itens relacionados ao funcionamento dos estabelecimentos, investimento, gestão hospitalar, portas de entrada, leitos de unidade de terapia intensiva, leitos de unidade de cuidados prolongados, leitos clínicos, leitos de unidades de terapia intensiva coronarianas, leitos de unidades de acidente vascular cerebral, centro de trauma, capacidade de atendimento, demanda de pacientes, dentre outras questões.

 

Foram visitadas as instalações do HPMPI, que realiza obras de reforma para instalação de sua primeira Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A Unidade abrigará 10 leitos, com custo total de 2 milhões de reais, recursos oriundos do Tesouro Estadual. O Diretor Geral do HPMPI, o Cel José Adersino Alves de Moura, acompanhou a visita.

No HGV também foi inspecionada a estrutura física, incluindo os leitos da Rede de Urgência e Emergência (RUE), a qual possui 83 leitos de retaguarda, dos quais, 11 para UTI. A Diretora Geral, Clara Leal, recepcionou a visita. O engenheiro Fauze Simão, responsável pelas obras; a assessora de planejamento, Ana Célia Santos; a Supervisora de internação, Ana Maria Oliveira e a enfermeira Claudicéia Nolêto acompanharam a fiscalização. Dados revelam que, aproximadamente, 21,6% dos atendimentos feitos pelo HGV procedem do Maranhão; 3,4% de outros estados e 21,33% de cidades do interior do Estado.

A partir dessas visitas de monitoramento, os técnicos do Ministério da Saúde vão produzir relatórios contendo as observações sobre melhorias e deficiências constatadas, bem como as correções a serem executadas nos hospitais. Uma vez finalizados, esses relatórios serão encaminhados ao Ministério Público Estadual para adoção das providências cabíveis no sentido de cobrar do Estado as correções das deficiências nesses estabelecimentos de saúde.

Fiscais vistoriando os leitos de UTI

Pessoas em pé olhando um local em reforma

Pessoas olhando pelo vidro

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público do Estado do Piauí MP-PI
Fone: (86) 99401-1718 , (86) 3216-4576, (86) 3216-4579
imprensa@mppi.mp.br 
Twitter: MP_PIAUI
Facebook: pgjmpepi