Pessoas sentadas em volta da mesa

Aconteceu ontem (08) na Procuradoria-Geral de Justiça do Piaui, através da 29 Promotoria de Justiça, a celebração de 5 (cinco) Termos de Ajuste de Conduta, os quais tem como objetivo a implementação de diversas melhorias na Atenção Básica à Saúde de Teresina.

Estiveram presentes na reunião, o Promotor de Justiça Eny Marcos Vieira Pontes, o representante da Fundação Municipal de Saúde Francisco das Chagas de Sá e o Procurador-Geral do Município Cláudio Moreira do Rêgo Filho.

Algumas medidas foram estabelecidas e necessitam de um maior controle pelos órgãos oficiais e pela sociedade em geral. Dentre as melhorias  está a adequação das condições mínimas de estrutura, organização e funcionamento das seguintes unidades básicas de saúde de Teresina: Três Andares, Novo Horizonte, Dr. Luis Gonzaga Pires, Cidade Jardim e Água Mineral.

A descentralização é uma das diretrizes do Sistema Único de Saúde, competindo à sua direção municipal o planejamento, a organização, o controle, a avaliação, a gestão e a execução dos serviços públicos de saúde, ou seja, cabendo ao município organizar as ações e serviços de saúde, sendo responsabilidade deste a execução dessas ações e serviços públicos.

O descumprimento injustificado das obrigações importará na aplicação imediata de multa diária de R$ 1.000,00, a ser executada judicialmente.

 

 

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público do Estado do Piauí MP-PI
Fone: (86) 99401-1718 , (86) 3216-4576, (86) 3216-4579
imprensa@mppi.mp.br 
Twitter: MP_PIAUI
Facebook: pgjmpepi