Equipe de inspeção reunida em frente de uma casa, com um senhor idoso na porta.

A equipe realizou inspeções em residências de pessoas idosas no município de Dom Expedito Lopes, na região de Picos.

 

A Promotora de Justiça Ana Cecília Rosário Ribeiro, com atuação na comarca de Picos, está coordenando a execução do projeto “O Ministério Público em sua casa”, que objetiva a proteção a pessoas em situação de vulnerabilidade social. O Ministério Público se articulou com o CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), o CRAS (Centro de referência de Assistência Social) e o NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) para a realização de visitas domiciliares que permitem o estabelecimento de um contato próximo com as famílias envolvidas e a detecção, com maior precisão, das necessidades e possibilidades de encaminhamento para a rede de apoio.

 

O projeto alcança sete municípios da macrorregião, e é voltado à proteção da pessoa com deficiência, da população LGBT e da pessoa idosa, abrangendo variados temas, como a questões etnicorraciais, a homofobia, a diversidade religiosa e a implementação de garantias ao exercício da cidadania pelas pessoas vulneráveis e em estado de risco. Toda a equipe da 3ª Promotoria de Justiça de Picos está engajada: a Promotora de Justiça, um servidor e um estagiário compõem o NUPROVIDA. O grupo se reúne uma vez a cada 15 dias com a equipe de psicólogos do CREAS/CRAS para definir as estratégias a serem implementadas junto a cada família ou pessoa.

 

O projeto permite uma maior aproximação entre o Ministério Público e a sociedade, além de viabilizar um mapeamento das políticas públicas necessárias na região e fomento à sua criação”, explica Ana Cecília Ribeiro. Inicialmente, o NUPROVIDA identificou os procedimentos relacionados a pessoas em situação de risco ou de vulnerabilidade, que já tramitavam na 3ª Promotoria de Justiça. Atualmente, sete pessoas estão sendo assistidas. As visitas domiciliares, geralmente, são acompanhadas por assistentes sociais e psicólogos do CREAS/CRAS do município.

 

Equipe de inspeção em frente de outra casa.