O Plano Anual de Desenvolvimento de Membros e Servidores, executado pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional, prevê a realização de diversas atividades de integração, capacitação e confraternização. O plano é executado pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), órgão dirigido pela Procuradora de Justiça Raquel Costa Normando.
Considerando-se as diretrizes estabelecidas pelo documento, foi promovido um evento dirigido aos colaboradores terceirizados. A programação incluiu uma edição do “Momento de Equilíbrio”, com relaxamento e exercícios de respiração. Logo em seguida, a Secretária-Geral do Ministério Público, Cléia Fernandes, ministrou uma palestra sobre a construção da cultura da paz, com ênfase na manutenção de um estado de paz consigo mesmo no ambiente de trabalho. Ela explicou que o mote escolhido para guiar a atuação institucional em 2017 foi exatamente a construção da paz em suas diversas dimensões: a nível pessoal, na escola, em casa, na conviência em sociedade…
Em seguida, a psicóloga Liandra Nogueira, que é Analista do Ministério Público, conduziu uma apresentação sobre etiqueta profissional, abordando temas como o uso do celular e das redes sociais no ambiente de trabalho, dentre outros.
Também foi realizada uma oficina de combate ao mosquito Aedes aegypti, sob a condução da Promotora de Justiça Karla Daniela Carvalho, que coordena o Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde (CAODS). A atividade foi promovida no âmbito do projeto #MPcontraoAedes, que é executado pelo CAODS.
“O objetivo é incentivar todos os colaboradores a se tornarem agentes engajados no enfrentamento à transmissão de doenças como a dengue, a febre chikungunya e a perigosa zika. É claro que o combate ao mosquito passa pelas políticas públicas, e os Promotores de Justiça estão trabalhando intensamente para cobrar a atuação dos gestores municipais. Mas é preciso que cada cidadão se comprometa a produzir menos lixo, a destruir os focos de reprodução, a promover fiscalizações em casa, no ambiente de trabalho, na comunidade… A situação é emergencial e não podemos mais esperar para agir”, explicou Karla Daniela. A Promotora de Justiça ressaltou a importância da verificação de estacionamentos, ralos, canteiros, lixeiras e outros locais que possam acumular água.
O evento foi encerrado com dinâmica coordenada pela Assessora Especial de Planejamento e Gestão, Itanieli Rotondo Sá, que enfatizou a importância de todos os colaboradores para o bom desenvolvimento das atividades institucionais, com foco na valorização das pessoas.
Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público do Estado do Piauí MP-PI
Fones: (86) 99401-1718 , (86) 3221-2065
imprensa@mppi.mp.br
Twitter: MP_PIAUI
Facebook: pgjmpepi