Palestrante fala para a plateia no auditório.

 

O Centro de Estudos de Aperfeiçoamento Funcional (CEAF) e o Comitê de Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho (SQVT) promoveram, na manhã de hoje (15), um minicurso com o tema “Relações Interpessoais no Trabalho: vivenciando uma cultura de paz”. A atividade foi conduzida pela palestrante convidada Vera Lúcia Coelho Costa, que é especialista em Psicologia Organizacional e do Trabalho, além de gestora de recursos humanos.

 

A psicóloga destacou a importância do desenvolvimento das competências que permitem a construção de relacionamentos saudáveis, ressaltando a necessidade de reconhecimento e valorização do próximo, o que passa pela observância a valores como ética e respeito. De acordo com ela, os quatro pilares do relacionamento interpessoal são o autoconhecimento, a empatia, a assertividade e a gratidão.

 

A Promotora de Justiça Cléia Fernandes, que coordena o SQVT, frisou que o Ministério Público tem promovido atividades de capacitação voltadas para o desenvolvimento pessoal com o objetivo de construir uma cultura de paz, que contribua para o aumento dos níveis de eficiência e de eficácia da instituição. “Sabemos que a capacidade de comunicação é uma das competências fundamentais para o exercício da liderança. Relacionamentos de má qualidade e pouco saudáveis causam impactos negativos, prejudicando o clima organizacional, já que geram estresse e hostilidade”, disse ela. “O mais importante mote para a atuação institucional em 2017 é justamente ‘O Ministério Público pela paz’, com o lema ‘a paz do mundo começa em nós’. Assim, o SQVT, em parceria com o CEAF e outros órgãos ministeriais, tem promovido atividades que levam à reflexão sobre nosso relacionamento com os colegas de trabalho, com o meio ambiente, com a família, enfim, com a sociedade como um todo. Acreditamos que a cultura da paz é o meio mais eficaz para transformação dos cenários de violência e intolerância”, pontuou a Promotora de Justiça.

Participantes do curso posam em pé.