O Ministério Público do Piauí (MPPI), por meio do CEAF (Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional) inaugurou nesta quarta-feira (8), a Biblioteca “Procurador de Justiça Waldyr Silva Guimarães”. O espaço foi criado, através do ATO PGJ n˚ 525 de 2015, com o objetivo de difundir conhecimentos e facilitar o acesso à informação, bem como subsidiar a demanda de membros, servidores e estagiários na área do conhecimento, para o desenvolvimento das atividades ministeriais.
O patrono, o Procurador de Justiça Waldyr Silva Guimarães, foi um membro que honrou os quadros da instituição. Natural de Jerumenha, nasceu em 27 de outubro de 1922. Foi nomeado, como Promotor Público da comarca de Guadalupe, em maio de 1951, vindo a falecer em junho de 1995.
Na ocasião, o Procurador-Geral de Justiça Cleandro Alves de Moura, agradeceu a presença dos familiares que acompanharam a inauguração. Ressaltou a contribuição do homenageado pelos serviços prestados ao MPPI. Pontuou ainda a importância do CEAF para o desenvolvimento das ações do Ministério Público e a satisfação de ver o Centro em um local adequado para o funcionamento.
“Um homem justo, reservado e que escrevia bastante”, essas foram algumas palavras utilizadas pelo Corregedor-Geral do Ministério Público do Piauí, Aristides Silva Pinheiro, que relembrou o convívio com o homenageado. Ele também parabenizou o MPPI e o CEAF pelo justo reconhecimento.
O evento contou com a presença de familiares e amigos do patrono, que foram representados pela filha do agraciado. Durante o pronunciamento, Tâmara Stelvia Guimarães Batista, destacou o quanto o dia 8 de março de 2017 ficará marcado para toda a família Guimarães, agradeceu a diretora do CEAF e ao MPPI pelo reconhecimento à luta do pai que sempre priorizou a justiça e o direito à cidadania de toda a sociedade.
A Coordenadora do CEAF, Raquel Costa Normando, enfatizou a importância de ocupar os espaços, com iniciativas que permitam que os conhecimentos sejam ampliados, também por meio de iniciativas culturais. Na oportunidade, também foi apresentado o Projeto “Café Cultural”, que foi inaugurado com o relançamento do livro “Capitão Francisco Raulino: um homem e sua história”, que aborda a chegada da família Raulino ao Piauí.
O Promotor de Justiça e autor da obra, Francisco Raulino Neto, frisou o quanto a sabedoria e simplicidade do Procurador de Justiça Waldyr Silva Guimarães contribuíram para a sua formação profissional, ressaltou o poder de síntese, sem perder a essência dos processos que eram acompanhadas nas peças e oratória do jurista.