O Promotor de Justiça Francisco Raulino Neto, do Ministério Público do Piauí, foi designado membro colaborador da Unidade Nacional de Capacitação do Ministério Público (UNCMP). A portaria de designação foi expedida pelo Presidente do Conselho Nacional do Ministério Público, e também Procurador-Geral da República, Rodrigo Janot.

 

A UNCMP foi criada em junho de 2016, com o objetivo de coordenar, induzir e promover ações de capacitação e aperfeiçoamento de membros e servidores do Ministério Público brasileiro e do CNMP, além de fomentar e disseminar a produção e a gestão de conhecimento de interesse institucional.

 

A Unidade é presidida pelo Conselheiro Nacional Esdras Dantas de Souza, que está no Piauí por conta do 2˚ Ciclo de Correição nas unidades do Ministério Público no Estado.

 

Francisco Raulino Neto é titular da 37ª Promotoria de Justiça de Teresina, do Núcleo das Promotorias de Justiça de Família e Sucessões. Foi o primeiro membro do Ministério Público do Piauí a fazer Curso de Mestrado em Direito, pela PUC/SP. Além de lograr êxito no concurso para o cargo de Promotor de Justiça, conseguiu, por duas vezes, ser aprovado em primeiro lugar em concursos para professor da Universidade Estadual do Piauí, onde foi Coordenador do primeiro Mestrado em Direito no Estado. É instituidor da Fundação Desembargador Francisco Gomes de Araújo e foi precursor dos cursos telepresenciais na área jurídica, no Brasil. Ocupou também o cargo de Conselheiro da Kroton Educacional, para assuntos telepresenciais. 

 

Dois homens de pé, com terno, posando para a câmera.

 

O Conselheiro Nacional do Ministério Público Esdras Dantas, Presidente da UNCMP, e o Promotor de Justiça Francisco Raulino Neto.