O coletivo de “Mulheres Articuladas” promoveu, no Residencial Teresina II, um Encontro de Mulheres para falar sobre a emancipação da mulher e sobre a passagem do dia 08 de março. A reunião contou com a participação de representantes de várias associações de moradores, lideranças comunitárias e populares dos bairros da Zona Sul desta capital, além de profissionais da Prefeitura Municipal de Teresina.
A Promotora de Justiça Leida Diniz, titular da 35ª Promotoria de Justiça, do Núcleo da Fazenda Pública, participou como palestrante. Ela discorreu sobre o papel emancipatório da mulher no trabalho, na família e na sociedade. Analisou-se o histórico de lutas e manifestações operárias em vários países contra as extenuantes jornadas de trabalho e salários irrisórios introduzidos com o advento da Revolução Industrial, levando as mulheres a greves para obter melhores condições de trabalho e o fim do trabalho infantil.
Destacou-se a importância do coletivo “Mulheres Articuladas” como canal de participação popular, com discussões temáticas, voltadas à reflexão de questões variadas relacionadas à economia, empreendedorismo, educação e saúde de melhor qualidade e ao efetivo exercício do controle social sobre a administração pública.
“Os questionamentos dos participantes demonstraram que o acompanhamento do Orçamento Participativo, o incremento da participação da mulher na política partidária e a igualdade da participação popular ativa nas etapas da construção de políticas públicas voltadas à família em geral contribuirão para um novo modelo de gestão pública, focada na vigência dos princípios democráticos da Constituição, visando o bem comum”, declarou Leida Diniz.