RESOLVA OS PROBLEMAS À MEDIDA QUE FOREM SURGINDO
Ken, Zeigler. Como se tornar mais organizado e produtivo.
- ESTABELEÇA SUAS METAS
O primeiro passo para administrar o seu tempo é descobrir o que você precisa ou deseja conquistar.
Um objetivo é o resultado final para o qual você direciona tempo, energia e recursos. Ele deve definir o resultado e o propósito. Veja por que é importante estabelecer objetivos:
- Objetivos dão sentido à administração de temporária
- Objetivos proporcionam clareza e foco sobre linhas de ação
- Objetivos definem oportunidades específicas para obter melhor resultados
- Objetivos determinam o cenário, ou o direcionamento, para a conquista desses resultados
- Objetivos melhoram o desempenho porque estabelecem responsabilidades pelos resultados
- Objetivos fornecem a estrutura para alcançar o sucesso que você deseja
- Objetivos melhoram as comunicações porque padronizam as expectativas
- Objetivos são uma forma justa de recompensar o sucesso
Para estabelecer objetivos, a primeira etapa é imaginá-los em sua mente. Feche os olhos a tarefa acabada ou o projeto complete – enfim, o resultado final. Depois, faça o caminho inverso e anote cada um dos passos desse processo. Um grande problema é que as pessoas tendem a pular etapas. Você reduz a possibilidade de isso acontecer se conseguir realmente visualizar os resultados em sua mente.
Um conselho importante: “Tome nota de tudo ao longo do processo”. Existe uma relação direta entre o tanto que você escreve a respeito de seu projeto, ou tarefa, e probabilidade de ser bem sucedido nele. Quanto mais você escreve, maiores são o seu comprometimento e a possibilidade de sucesso.
Qual é a razão disso? Simples. Escrever ajuda a esclarecer as ideias. Seus projetos ou seus objetivos se tornam mais reais à medida que você os coloca no papel. E também porque nós somos criaturas visuais: ver as palavras escritas torna o compromisso mais forte.
Outro recurso interessante é fazer uma marca para efeito de conferência conforme você contempla cada etapa. A prova visual de que aquela tarefa foi finalizada faz com que você faz, mais sucesso obtém. Se deixar de descrever alguma etapa de seu plano, pode não receber todo o crédito que merece.
Os três pontos seguintes são essenciais na hora de estabelecer objetivos:
Entenda como sua tarefa se encaixa no cenário mais amplo: Conheça os objetivos de sua equipe, de sua unidade de negócios de sua empresa. Só então decida como você deveria estar ajudando a atingir esses objetivos.
Saiba o que seu líder valoriza: É o seu chefe que autoriza seus cheques de pagamento, que avalia seu desempenho e que toma as decisões sobre aumentos e promoções. Assim, o que é mais importante para a pessoa mais importante? Se você não souber a resposta, como vai estabelecer suas próprias prioridades?
Pergunte aos seus clientes internos e externos quais são suas expectativas: provavelmente você vai perceber insights valiosos sobre quais resultados você deveria buscar com seus objetivos.