Oito pessoas reunidas em torno de uma mesa.

 

A Promotora de Justiça Maria Eugênia Gonçalves Bastos, coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (CAOMA), conduziu uma reunião com representantes das Secretarias Municipais do Meio Ambiente e de Educação de Teresina para articular a implementação do projeto “Educação ambiental em defesa da vida” em unidades de ensino da rede pública. Também participaram servidores do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), que apóia a iniciativa.

 

O objetivo principal é implantar a educação ambiental nas escolas públicas municipais de Teresina de ensino infantil e fundamental, do 1º ao 5º ano. “A concepção do projeto Educação Ambiental em Defesa da Vida, a ser desenvolvido com crianças nas escolas municipais, parte da premissa de que a atuação em educação ambiental deve ser posta na ordem do dia pelo Ministério Público do Estado do Piauí”, explica Maria Eugênia Bastos, idealizadora do projeto. “A criança, nesse processo educativo, atua como semente a ser utilizada para a mudança de comportamento do homem em relação à defesa do meio ambiente”, pontua a Promotora de Justiça.

 

As ações previstas no projeto incluem a produção de uma revista que registrará as atividades desenvolvidas pelos alunos no decorrer do ano letivo, relativas à temática do meio ambiente, conforme os planos de trabalho previamente elaborados. Na reunião, ficou definida a participação de 30 escolas: doze delas executarão o projeto “Educação Ambiental em Defesa da Vida” propriamente dito, dez desenvolverão atividades relativas ao projeto “Jandaia Sol”, de autoria da Superintendência do IBAMA no Piauí, com foco no combate ao tráfico de animais silvestres e suas zoonoses; e oito, ainda, trabalharão o projeto “Escola Sustentável”, que prevê a criação de hortas nas próprias unidades escolares para utilização dos vegetais na merenda fornecida aos estudantes.

 

A solenidade de lançamento do projeto será realizada no dia 09 de maio (terça-feira), às 9h, no auditório do Ministério Público do Estado do Piauí na zona leste de Teresina (Av. Lindolfo Monteiro, 911, Bairro de Fátima). Na oportunidade, serão assinados acordos de cooperação técnica com a Prefeitura Municipal de Teresina e com o IBAMA, para formalização da parceria.