Pessoas olhando para o palestrante

 

O Ministério Público do Piauí (MPPI), em consonância com o que está previsto na Carta de Brasília, assim como o que está apresentado no Planejamento Estratégico 2010-2022, com vistas a aproximar a sociedade  do MP, realizou nos dias 4 e 5 o Curso de Gestão Estratégica com o método Grumbach e operação do Software Brainstormingweb. Participaram 16 membros e servidores que atuam  nos Centros de Apoio, NUPEVID,  Procon e no Comitê de Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho (SQVT), além de profissionais responsáveis por ações do setor de planejamento e de Tecnologia da Informação do MP estadual

A metodologia de gestão estratégica utilizada pelo Ministério Público do Piauí é adotada pelo Banco do Brasil, Exército Brasileiro, Polícia Federal e outras grandes empresas e órgãos públicos do Brasil e do exterior.

Pessoas no computador

O aperfeiçoamento foi ministrado pelo diretor de operações da Brainstorming, Joe Weider, que enfatizou a  importância de uma ferramenta de software para  o sistema de gestão estratégica ”’Com uma organização complexa, como Ministério Público com uma grande quantidade de pessoas atuando no Estado todo, com um volume de demandas muito grande, nós precisamos aproveitar ao máximo as ferramentas tecnológicas, para que o sistema de gestão seja o mais eficiente, eficaz e efetivo”, disse. Acrescentou ainda, que o resultado final da aplicação dessas ferramentas é  o de proporcionar condições para que membros e servidores possam trabalhar cada vez melhor, para entregar cada vez mais resultados para a sociedade. 
 

A Assessora de Planejamento do MPPI, Itanieli Rotondo Sá, destacou que o foco principal está em conseguir uma proximidade maior com a sociedade, tanto escutar as demandas que partem dos diversos segmentos sociais, quanto reverter os serviços para a população. “A importância é que possamos ter todo o ciclo que compreende as atividades de construção, revisão, monitoramento, até a comunicação do produto final para a sociedade que é indispensável”, pontuou.

Nayrah Machado, assessora para elaboração e acompanhamento de projetos que atua na Assessoria de Planejamento do MPPI, frisou o quanto a ferramenta auxilia no monitoramento das ações, por meio do acompanhamento das rotinas que são desenvolvidas em cada setor do MPPI. A sociedade terá a oportunidade de acompanhar os indicadores. As pessoas terão como verificar em qual problemática o projeto atuou e qual o resultado foi gerado. O trabalho desempenhado pelo Ministério Público será avaliado de forma mais eficaz.