Pessoas sentadas conversando

 

A promotora de Justiça Maria Eugênia Bastos, coordenadora do CAOMA (Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente), esteve reunida na manhã desta segunda-feira, 03, com o secretário municipal de Meio Ambiente de Teresina Olavo Braz Nunes Filho. A finalidade do encontro foi apresentar ao novo gestor da pasta os resultados alcançados pelos projetos Eco Kids e Eco Teens, realizado pelo CAODEC e CAOMA, do Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI) em parceria com a prefeitura de Teresina e a fundação Inês Carvalho.

Para Olavo Braz, a iniciativa de educação ambiental é de fundamental importância para formação de cidadãos conscientes no que refere aos cuidados com o meio ambiente e os recursos naturais. “As crianças e os jovens estão num processo de formação suas mentes são verdadeiras folhas em branco, prontas para receberem informações novas, conhecimentos, que moldam o caráter. Essa combinação possibilita o forjamento de novos sujeitos que sabem de suas responsabilidades para com o novo planeta e sua preservação”, avaliou o gestor.

A promotora de Justiça Maria Eugênia agradeceu o apoio da SEMAM e disse que fica feliz em contar com a parceria do órgão. “Nosso objetivo aqui é mostrar a efetividade dos projetos que realizamos nas escolas públicas municipais de Teresina. Só no ano passado nove escolas participaram e um total de 3.500 estudantes foram alcançados pelas ações desenvolvidas”, finalizou a representante do MP Estadual.

 

Duas pessoas sentadas conversando uma de frente para outra

 

Projeto Eco Kids e Eco Teens 

Os projetos Eco Kids e Eco Teens são desenvolvidos pelo Ministério Público do Estado do Piauí desde o primeiro semestre de 2016, na rede municipal de ensino de Teresina e em alguns municípios do interior do Estado. São projetos de educação ambiental que consistem na criação e circulação de informativos semestrais sobre meio ambiente, voltados para alunos das escolas de ensino fundamental.

Os conteúdos da publicações são produzidos pelos alunos das unidades escolares que aderem ao projeto. Ao longo do último semestre, as escolas desenvolveram diversas atividades de conscientização, como passeatas ecológicas, oficinas de reciclagem, palestras sobre a proliferação do mosquito Aedes aegypti e revitalização do ambiente escolar, dentre outras.