A violência contra a mulher, nas suas mais diversas formas, é fruto de uma cultura machista construída e reafirmada ao longo dos anos. Por meio de hábitos do cotidiano e que, muitas vezes, passam despercebidos, ela continua sendo difundida na sociedade.
Visando contribuir e alertar para a necessidade de mudanças desses hábitos e extinção da cultura machista, a 10ª Promotoria de Justiça – órgão integrante do Núcleo de Promotorias de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar (NUPEVID), criou a campanha Eles Apoiam, divulgada nas redes sociais com publicações acerca do que os homens podem fazer para apoiar o feminismo e contribuir para a igualdade de gênero.
Com textos como “Ouça sem interromper” e “Faça 50% das tarefas domésticas”, as publicações se utilizam de linguagem direcionada aos homens a fim de chamar a atenção para atitudes simples, mas que representam algumas das reivindicações das mulheres.
Segundo a promotora Amparo Paz, titular da 10ª Promotoria de Justiça, a campanha tem alcançado resultado positivo. “Essa é mais uma campanha que realizamos, sempre com o propósito de chamar a atenção para a igualdade de gênero e enfrentamento à violência. Em todas as vezes, a exemplo da campanha Eles Apoiam, a repercussão tem sido muito boa e nós esperamos que surta o efeito desejado, de conscientização e apoio ao feminismo”, frisa a promotora.
A iniciativa, enquanto ação de reeducação e conscientização, reforça o compromisso do Ministério Público do Piauí (MP-PI) na luta pela construção da igualdade de gênero e pelo fim da violência contra a mulher.