Pessoas sentadas olhando mulher falando

 

O Centro de Estudos de Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), órgão auxiliar do Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), promoveu na última sexta-feira, 12, a palestra “Planejamento financeiro e você” com a planejadora financeira pessoal Vera Veras. A atividade ocorreu na sede da zona Leste, localizado no bairro de Fátima, e contou com a participação de membros e servidores da instituição. Planejamento financeiro, equilíbrio financeiro, investimentos, formas de pagamentos e orçamento familiar foram alguns dos assuntos abordados.

“O planejamento financeiro é fundamental na vida de qualquer pessoa. Quando você planeja a sua vida, os seus objetivos, é possível fazer gastos mais conscientes. Assim, o indivíduo consegue reservar parte do que ganha para o futuro, além de se prevenir para o surgimento de eventualidades porque a vida é feita de riscos e se você tiver preparado com uma reserva, você consegue receber o choque de um risco de uma forma mais leve”, explicou a educadora Vera Veras.

Ela ainda afirma que é necessário pensar na construção de poupança para o momento da aposentadoria. “Nós sabemos que os índices de pessoas idosas que se auto-sustentam é baixo. Mas é possível buscar esse sonho. Se administramos nossas finanças, economizando com disciplina, conseguiremos guardar algum dinheiro para que este trabalhe por nós, através de investimentos. Com isso, teremos uma vida mais feliz e equilibrada sem grandes preocupações do ponto de vista material”, declarou.

 

Pessoas sentadas assistindo aula

 

Mas o que é educação financeira?

De maneira genérica, é simples a definição de “educação financeira” adotada pela Organização de Cooperação e de Desenvolvimento Econômico (OCDE). Consiste no processo gradativo de conscientização dos indivíduos, por meio de informação, formação e orientação sobre produtos financeiros; bem como os riscos e as oportunidades de uso destes. Além disso, a educação financeira visa chamar atenção para o planejamento financeiro que visa preparar as pessoas para o surgimento de despesas inesperadas, mas que podem ter efeitos minimizados ou até resolvidas quando há planejamento de gastos.

 

Pessoas de pé sorrindo para fotografia