Membros da mesa de honra.

 

Durante sessão solene do Colégio de Procuradores de Justiça do Piauí, realizada na tarde de hoje (08), foi efetivada a recondução do Procurador de Justiça Aristides Silva Pinheiro ao cargo de Corregedor-Geral do Ministério Público, para o biênio 2017-2019. A cerimônia foi presidida pelo Procurador-Geral de Justiça, Cleandro Alves de Moura. Estiveram presentes representantes do Poderes do Estado e de várias instituições públicas, além de Promotores de Justiça e servidores do Ministério Público, entre diversos outros convidados. O evento foi muito prestigiado.

 Membros do Colégio de Procuradores de Justiça em pé, no auditório.

Aristides Pinheiro assinou o termo de recondução junto com os demais membros do Colégio de Procuradores de Justiça, renovando os compromissos prestados durante a solenidade de posse no cargo: desempenhar suas funções com dedicação e seriedade, promovendo a defesa da ordem jurídica, dos interesses indisponíveis da sociedade e a fiel observância da Constituição e das Leis. “Temos a plena convicção de ter acertado mais e errado menos. Se não atingimos a plenitude correicional, temos a certeza de que não decepcionamos no cumprimento do nosso mister. Fizemos tudo que estava ao novo alcance, buscando manter a boa qualidade prestacional. Obtivemos resultados positivos no que foi executado, recebendo o reconhecimento dos nossos pares, que nos deram a oportunidade de continuar à frente de um órgão tão importante como a Corregedoria-Geral”, declarou o Procurador de Justiça, durante seu pronunciamento. A também Procuradora de Justiça Martha Celina de Oliveira Nunes foi novamente designada para o exercício do cargo de Corregedora-Geral Substituta.

Procurador-Geral de Justiça e Corregedor-Geral assinam documentos sobre a mesa de honra.

 Corregedor-Geral fala ao microfone na tribuna.

Procurador-Geral de Justiça e Corregedor-Geral do Ministério Púiblico entregam ato de designação para a Corregedora-Geral Substituta.

O Procurador-Geral de Justiça, como Presidente do Colégio de Procuradores de Justiça, encerrou a solenidade, parabenizando o Corregedor-Geral reconduzido e a Corregedora-Geral Substituta. “A Corregedoria-Geral tem um papel muito importante para o estabelecimento de um novo perfil de atuação ministerial, que prioriza a resolutividade e a efetividade no atendimento às demandas sociais. Nós temos que pensar em um Ministério Público da comunidade, que provoca transformações positivas, antecipando-se aos fatos que possam atingir os cidadãos. Por isso, a Corregedoria Geral, muito mais que um órgão fiscalizador, é um verdadeiro parceiro no processo de aperfeiçoamento da atuação institucional, garantindo a constante evolução na prestação dos serviços”, declarou Cleandro Moura.

 Procurador-Geral de Justiça fala ao microfone na tribuna.

 

O Procurador de Justiça Aristides Silva Pinheiro, Corregedor-Geral reconduzido, formou-se em Direito em 1981, pela Faculdade de Direito do Estado do Ceará (UFC). Ingressou na carreira do Ministério Público por meio do concurso realizado em 1983, sendo nomeado Promotor de Justiça adjunto na comarca de Itainópolis, em 13 de janeiro de 1984. Depois de trabalhar mais de uma década pelas comarcas do interior, passou a atuar em Teresina. Na capital, foi titular da 3ª Vara Cível, da 5ª Vara Criminal, da 6ª Vara Criminal e da 9ª Vara Criminal (Auditoria Militar), onde permaneceu por 15 anos. Exerceu o cargo de Assessor da Corregedoria Geral, em 1991, e de Coordenador do DECOM, em 1995. Em julho de 2011, foi promovido a Procurador de Justiça. Foi eleito para o primeiro mandato como Corregedor-Geral do Ministério Público em abril de 2015, sendo empossado em maio daquele ano. Durante sessão realizada no dia 11 de abril de 2017, o Colégio de Procuradores de Justiça decidiu por sua recondução, em votação unânime.