O Ministério Público do Estado do Piauí lançou, na manhã de hoje (09), o projeto “Educação ambiental em defesa da vida”, que será executado em parceria com a Prefeitura Municipal de Teresina e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA). Cinquenta escolas da rede pública participarão das atividades durante o ano de 2017, ao fim do qual será publicada uma revista educativa, com conteúdos produzidos pelos estudantes. O projeto é voltado para alunos do ensino infantil e do fundamental, do 1º ao 5º ano.
A solenidade foi prestigiada por estudantes, professores, profissionais de gestão nas áreas de educação e meio ambiente, Promotores de Justiça e outros convidados. A Chefe de Gabinete do Procurador-Geral de Justiça, Cláudia Seabra, representou o chefe do Ministério Público. “Esse é um projeto ousado, pautado pela busca de uma efetiva transformação social, que promova a proteção ao meio ambiente e, consequentemente, a qualidade de vida. Para tanto, a implementação da educação ambiental nas escolas é fundamental, já que as crianças são sementes de esperança de um futuro melhor para todos nós”, declarou ela.
Também estava presente a Corregedora-Geral Substituta do Ministério Público, Procuradora de Justiça Martha Celina de Oliveira Nunes. O Prefeito de Teresina, Firmino Filho, foi representado pelo Secretário Municipal de Comunicação, Fernando Said. O Secretário Municipal de Meio Ambiente, Olavo Braz, o Superintendente do IBAMA no Piauí, Marcos Vinícius Monteiro Barbosa, e a Secretária Executiva da Secretaria Municipal de Educação, Irene Lustosa, integraram a mesa de honra, junto com as Promotoras de Justiça Maria Eugênia Gonçalves Bastos e Denise Costa Aguiar, que coordenam os Centros de Apoio Operacional do Meio Ambiente e da Educação, órgãos auxiliares do Ministério Público.
A coordenadora do CAOMA, Maria Eugênia Bastos, foi a responsável pela condução de uma apresentação sobre o projeto “Educação ambiental em defesa da vida”. A Promotora de Justiça relatou que, em 2016, foram implementados os projetos “Eco Kids” e “Eco Teens” em nove escolas da rede municipal. Os projetos, inspirados em experiências bem-sucedidas desenvolvidas pelo Ministério Público da Bahia, mobilizaram os estudantes e resultaram na publicação de jornais educativos. Nessa nova etapa, por meio das parcerias com a Prefeitura de Teresina e com o IBAMA, o alcance será ampliado, de forma a aumentar os níveis de participação e envolvimento.
A programação do evento incluiu apresentações artísticas protagonizadas por alunos de escolas que aderiram aos projetos “Eco Kids” e “Eco Teens”. Diante de uma plateia emocionada, os estudantes do CMEI Padre Eduardo e das Escolas Municipais Minha Casa, Raimundo Nonato Monteiro Santana, Machado de Assis, Graciliano Ramos e Dom Hélder Câmara executaram coreografias, cantaram, leram redações e montaram um jogral, sempre trabalhando a temática de proteção ao meio ambiente.
Em seguida, os analistas ambientais Fabiano Pessoa e Sandovaldo Moura, do IBAMA, conduziram uma divertida apresentação sobre o projeto “Jandaia Sol”, que alerta para a necessidade de combate ao tráfico de animais silvestres e à transmissão de zoonoses. Recorrendo a músicas, vídeos, fantasias e brincadeiras, os profissionais mostraram que é preciso respeitar os animais, sejam selvagens ou domésticos, prezando por sua liberdade e bem-estar, já que todos são importantes para a manutenção do equilíbrio ambiental. O “Jandaia Sol” será desenvolvido pelo IBAMA em concomitância com o projeto “Educação ambiental em defesa da vida”, atingindo diversas unidades escolares.