Crianças vestidas de flor e de árvore se apresentam em um auditório.

O Ministério Público do Estado do Piauí lançou, na manhã de hoje (09), o projeto “Educação ambiental em defesa da vida”, que será executado em parceria com a Prefeitura Municipal de Teresina e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA). Cinquenta escolas da rede pública participarão das atividades durante o ano de 2017, ao fim do qual será publicada uma revista educativa, com conteúdos produzidos pelos estudantes. O projeto é voltado para alunos do ensino infantil e do fundamental, do 1º ao 5º ano.

 Auditório lotado.

 

A solenidade foi prestigiada por estudantes, professores, profissionais de gestão nas áreas de educação e meio ambiente, Promotores de Justiça e outros convidados. A Chefe de Gabinete do Procurador-Geral de Justiça, Cláudia Seabra, representou o chefe do Ministério Público. “Esse é um projeto ousado, pautado pela busca de uma efetiva transformação social, que promova a proteção ao meio ambiente e, consequentemente, a qualidade de vida. Para tanto, a implementação da educação ambiental nas escolas é fundamental, já que as crianças são sementes de esperança de um futuro melhor para todos nós”, declarou ela.

 Mesa de honra.

 

Também estava presente a Corregedora-Geral Substituta do Ministério Público, Procuradora de Justiça Martha Celina de Oliveira Nunes. O Prefeito de Teresina, Firmino Filho, foi representado pelo Secretário Municipal de Comunicação, Fernando Said. O Secretário Municipal de Meio Ambiente, Olavo Braz, o Superintendente do IBAMA no Piauí, Marcos Vinícius Monteiro Barbosa, e a Secretária Executiva da Secretaria Municipal de Educação, Irene Lustosa, integraram a mesa de honra, junto com as Promotoras de Justiça Maria Eugênia Gonçalves Bastos e Denise Costa Aguiar, que coordenam os Centros de Apoio Operacional do Meio Ambiente e da Educação, órgãos auxiliares do Ministério Público.

 

A coordenadora do CAOMA, Maria Eugênia Bastos, foi a responsável pela condução de uma apresentação sobre o projeto “Educação ambiental em defesa da vida”. A Promotora de Justiça relatou que, em 2016, foram implementados os projetos “Eco Kids” e “Eco Teens” em nove escolas da rede municipal. Os projetos, inspirados em experiências bem-sucedidas desenvolvidas pelo Ministério Público da Bahia, mobilizaram os estudantes e resultaram na publicação de jornais educativos. Nessa nova etapa, por meio das parcerias com a Prefeitura de Teresina e com o IBAMA, o alcance será ampliado, de forma a aumentar os níveis de participação e envolvimento.

 

A programação do evento incluiu apresentações artísticas protagonizadas por alunos de escolas que aderiram aos projetos “Eco Kids” e “Eco Teens”. Diante de uma plateia emocionada, os estudantes do CMEI Padre Eduardo e das Escolas Municipais Minha Casa, Raimundo Nonato Monteiro Santana, Machado de Assis, Graciliano Ramos e Dom Hélder Câmara executaram coreografias, cantaram, leram redações e montaram um jogral, sempre trabalhando a temática de proteção ao meio ambiente.

Apresentação artística das crianças.

 Apresentação artística das crianças.

Apresentação artística das crianças.

Apresentação artística das crianças.

Apresentação artística das crianças.

Apresentação artística das crianças.

Em seguida, os analistas ambientais Fabiano Pessoa e Sandovaldo Moura, do IBAMA, conduziram uma divertida apresentação sobre o projeto “Jandaia Sol”, que alerta para a necessidade de combate ao tráfico de animais silvestres e à transmissão de zoonoses. Recorrendo a músicas, vídeos, fantasias e brincadeiras, os profissionais mostraram que é preciso respeitar os animais, sejam selvagens ou domésticos, prezando por sua liberdade e bem-estar, já que todos são importantes para a manutenção do equilíbrio ambiental. O “Jandaia Sol” será desenvolvido pelo IBAMA em concomitância com o projeto “Educação ambiental em defesa da vida”, atingindo diversas unidades escolares.

Analistas do IBAMA brincam com as crianças no auditório.

Todo o público reunido em foto oficial.