Pesssoas reunidas em torno de uma mesa.

 

Na manhã de ontem (11), o coordenador do Núcleo das Promotorias de Justiça de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar (Nupevid), Promotor de Justiça Francisco de Jesus Lima, reuniu-se com representantes das instituições de ensino superior (IES) que participam do projeto Laboratório Maria da Penha (LMP), executado pela 5ª Promotoria de Justiça de Teresina em parceria com a Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres (SMPM). A assessora técnica e psicóloga do NUPEVID, Cynara Veras, bem como as técnicas da Secretaria, Joana Darc e Maria Helena, que compõem a coordenação do projeto, também participaram do encontro.

 

Na ocasião, o Promotor de Justiça apresentou uma proposta de estreitamento da parceria entre o LMP e as IES, visando à formalização dos encaminhamentos das mulheres em situação de violência doméstica e familiar, para fins de acompanhamento psicoterápico, em virtude das IES disporem dos serviços de Clínicas Escolas de Psicologia onde as vítimas podem ser atendidas.

 

A propositura apresentada pelo Ministério Público reforça a necessidade do acompanhamento sistemático à mulher vitimada, contemplando a missão social do MPPI quanto à promoção da transformação na realidade social, em especial no que se refere às vítimas de violência doméstica e familiar, haja vista que pretende-se ampliar a oferta de serviços da rede de atendimento. Os representantes das IES demonstraram irrestrito apoio à ideia e completo entendimento acerca do impacto social que tal ação propiciará. Ficou incumbido à coordenação do projeto planejar o ajustamento legal do acordo e posterior repasse às IES.