5W2H: Ferramenta para a elaboração de Planos de Ação
A sigla 5W2H origina-se nas letras iniciais das perguntas que devemos realizar.
O conceito por trás do termo significa que uma ação é influenciada por sete circunstâncias e que, ao elaborar um plano de ação, devemos responder, de modo formal, às seguintes questões:
-
O que deve ser feito? (a ação, em si);
-
Por que esta ação deve ser realizada? (o objetivo);
-
Quem deve realizar a ação? (os responsáveis);
-
Onde a ação deve ser executada? (a localização);
-
Quando a ação deve ser realizada? (tempo ou condição);
-
Como deve ser realizada a ação? (modo, meios, método, etc);
-
Quanto será o custo da ação a realizar? (custo, duração, intensidade, profundidade, nível de detalhamento, etc).
Em tese, o 5W2H pode ser aplicado em inúmeras situações e não só na sua empresa, mas na sua vida também. Afinal, esta é uma ferramenta criada para aprimorar o planejamento de qualquer atividade. Imagine, por exemplo, organizar uma viagem com amigos: só o fato de montar uma tabela com a metodologia 5W2H vai te ajudar a ter muito mais controle de tudo, sobretudo dos gastos. Agora, pense na sua empresa. A ferramenta pode ser útil nas mais diversas ocasiões – desde o lançamento de um novo produto até a redução do consumo de água por funcionários, por exemplo.
Fonte: http://blog.iprocess.com.br/2014/06/5w2h-ferramenta-para-a-elaboracao-de-planos-de-acao.
Leia mais em Endeavor@ https://endeavor.org.br/5w2h/
O MÉTODO SMART – SIMPLES E EFICIENTE PARA TRAÇAR METAS
Um tópico fundamental para criar um plano viável é conseguir ser o mais assertivo possível em suas METAS, e, dessa forma, prever os possíveis cenários. Com previsões de maior qualidade e assertividade, muitos empresários poderiam repensar a sua entrada no mercado e estratégias de sobrevivência.
No que tange as metas, hoje nós trazemos mais uma ferramenta para aumentar a profissionalização da sua empresa, e consequentemente suas chances de sucesso: o método SMART. Essa simples ferramenta para criar metas é uma espécie de checklist, por meio do qual você verifica se cada uma das metas tem essas premissas atendidas:
Vamos então detalhar cada uma dessas letras que compõem a sigla SMART.
S- Específica (specific)
M- Mensurável- (measurable)
A- Atingível- (attainable)
R- Relevante- (realistic)
T- Temporizável (time bound)
-
S- Específica (specific)
É comum ouvir alguém dizer: “Este ano,quero fazer uma pós-graduação”.
Muito bom, mas em quê? Direito Constitucional? Marketing? Temas e assuntos eu garanto que não vão faltar. Aproveite e defina o tempo de duração do curso, a instituição, cidade ou até país.
Ainda não consegue planejar com esse nível de detalhes? Então separe em etapas menores:
– Pesquisar universidades com o valor de X reais por mês. -
M- Mensurável- (measurable)
O dito-cujo diz: “Quero ganhar dinheiro este ano”. Parabéns, quem é que não quer? Isso não é meta.
Meta é escrever quero ganhar X mil reais brutos este ano, quero poupar X ou quero comprar uma casa de até X mil reais, por exemplo.
-
A- Atingível- (attainable)
Não adianta colocar algo muito acima de sua realidade que logo gera desânimo e desistência. Juntar R$10 mil para um gari pode ser uma missão impossível, enquanto para o diretor de uma grande corporação possa ser uma obrigação mensal.
É importante definir objetivos compatíveis com nossa realidade. Se o que você quer não faz parte de sua realidade, crie metas para chegar até lá. -
R- Relevante- (realistic)
A meta é ainda mais desafiante quando está ligada ao seu propósito de vida, a algo que o realiza, quando se faz uso dos seus dons singulares.
Procure traçar metas que o levem ao sentimento de realização. A sensação de meta cumprida paga todo e qualquer preço pelo caminho percorrido.
-
T- Temporizável (time bound)
Toda meta deve ter um prazo para ser cumprida. Exemplo:Quero mudar de emprego em 6 meses, ou ainda quero realizar um trabalho voluntário na igreja de meu bairro durante todo o segundo semestre deste ano.