5W2H: Ferramenta para a elaboração de Planos de Ação

 

A sigla 5W2H origina-se nas letras iniciais das perguntas que devemos realizar.
O conceito por trás do termo significa que uma ação é influenciada por sete circunstâncias e que, ao elaborar um plano de ação, devemos responder, de modo formal, às seguintes questões:

  • O que deve ser feito? (a ação, em si);

  • Por que esta ação deve ser realizada? (o objetivo);

  • Quem deve realizar a ação? (os responsáveis);

  • Onde a ação deve ser executada? (a localização);

  • Quando a ação deve ser realizada? (tempo ou condição);

  • Como deve ser realizada a ação? (modo, meios, método, etc);

  • Quanto será o custo da ação a realizar? (custo, duração, intensidade, profundidade, nível de detalhamento, etc).

 

Em tese, o 5W2H pode ser aplicado em inúmeras situações e não só na sua empresa, mas na sua vida também. Afinal, esta é uma ferramenta criada para aprimorar o planejamento de qualquer atividade. Imagine, por exemplo, organizar uma viagem com amigos: só o fato de montar uma tabela com a metodologia 5W2H vai te ajudar a ter muito mais controle de tudo, sobretudo dos gastos. Agora, pense na sua empresa. A ferramenta pode ser útil nas mais diversas ocasiões – desde o lançamento de um novo produto até a redução do consumo de água por funcionários, por exemplo.

Fonte: http://blog.iprocess.com.br/2014/06/5w2h-ferramenta-para-a-elaboracao-de-planos-de-acao.

 

Leia mais em Endeavor@ https://endeavor.org.br/5w2h/

O MÉTODO SMART – SIMPLES E EFICIENTE PARA TRAÇAR METAS

Um tópico fundamental para criar um plano viável é conseguir ser o mais assertivo possível em suas METAS, e, dessa forma, prever os possíveis cenários. Com previsões de maior qualidade e assertividade, muitos empresários poderiam repensar a sua entrada no mercado e estratégias de sobrevivência.

No que tange as metas, hoje nós trazemos mais uma ferramenta para aumentar a profissionalização da sua empresa, e consequentemente suas chances de sucesso: o método SMART. Essa simples ferramenta para criar metas é uma espécie de checklist, por meio do qual você verifica se cada uma das metas tem essas premissas atendidas:

Vamos então detalhar cada uma dessas letras que compõem a sigla SMART.

S- Específica (specific)

M- Mensurável- (measurable)

A- Atingível- (attainable)

R- Relevante- (realistic)

T- Temporizável (time bound)

  1. S- Específica (specific)

    É comum ouvir alguém dizer: “Este ano,quero fazer uma pós-graduação”.
    Muito bom, mas em quê? Direito Constitucional? Marketing? Temas e assuntos eu garanto que não vão faltar. Aproveite e defina o tempo de duração do curso, a instituição, cidade ou até país.
    Ainda não consegue planejar com esse nível de detalhes? Então separe em etapas menores:
    – Pesquisar universidades com o valor de X reais por mês.

  2. M- Mensurável- (measurable)

    O dito-cujo diz: “Quero ganhar dinheiro este ano”. Parabéns, quem é que não quer? Isso não é meta.

    Meta é escrever quero ganhar X mil reais brutos este ano, quero poupar X ou quero comprar uma casa de até X mil reais, por exemplo.

  3. A- Atingível- (attainable)

    Não adianta colocar algo muito acima de sua realidade que logo gera desânimo e desistência. Juntar R$10 mil para um gari pode ser uma missão impossível, enquanto para o diretor de uma grande corporação possa ser uma obrigação mensal.
    É importante definir objetivos compatíveis com nossa realidade. Se o que você quer não faz parte de sua realidade, crie metas para chegar até lá.

  4. R- Relevante- (realistic)

    A meta é ainda mais desafiante quando está ligada ao seu propósito de vida, a algo que o realiza, quando se faz uso dos seus dons singulares.

    Procure traçar metas que o levem ao sentimento de realização. A sensação de meta cumprida paga todo e qualquer preço pelo caminho percorrido.

  5. T- Temporizável (time bound)
    Toda meta deve ter um prazo para ser cumprida. Exemplo:Quero mudar de emprego em 6 meses, ou ainda quero realizar um trabalho voluntário na igreja de meu bairro durante todo o segundo semestre deste ano.

    Fonte: http://www.metasmart.com.br/definegoals.asp.