A Assessoria Especial de Planejamento e Gestão (AEPG) da Procuradoria Geral de Justiça promoveu, na manhã de hoje (15), um workshop de revisão do Planejamento Estratégico do Ministério Público. “O principal objetivo do evento é viabilizar a revisão do plano estratégico institucional, alinhando as iniciativas ao cenário atual, com a elaboração de metas e indicadores que possibilitarão a mensuração dos resultados dos projetos executados pelo MP”, explicou a Promotora de Justiça Itanieli Rotondo Sá, chefe da AEPG.
O workshop, que contou com a participação de cerca de 50 Promotores de Justiça, foi organizado em mesas temáticas nas quais foram discutidas as diretrizes de atuação institucional em diversas áreas de interesse social: combate ao crime, controle externo da atividade policial, segurança pública, enfrentamento à violência doméstica contra a mulher, defesa do consumidor, proteção à saúde pública, defesa da educação e proteção às pessoas com deficiência e idosas, defesa dos direitos humanos e cidadania, proteção ao patrimônio público, defesa do meio ambiente, direito de família, infância e juventude. A AEPG contou com o apoio da Corregedoria-Geral do Ministério Público, que participou de forma ativa dos trabalhos.
O Plano Estratégico do Ministério Público é um importante documento que relaciona as metas institucionais e as estratégias escolhidas para cumpri-las. O plano foi lançado em 2010, e indica os objetivos que devem ser alcançados até 2022. “A revisão do plano é muito importante, em decorrência do tempo transcorrido e da necessidade de avaliar o que já foi executado até agora. Por isso, é imperiosa a definição das metas e indicadores para as ações descritas no Plano Geral de Atuação”, frisa Itanieli Rotondo.
Já foram cumpridas várias etapas importantes para a revisão, a exemplo de consulta online à sociedade e realização de audiência pública com a participação de instituições e entidades parceiras.