Vinte e seis alunos de escolas públicas estaduais que se destacaram no desenvolvimento de ações de valorização da Cultura de Paz foram homenageados, nesta segunda-feira (16), no Palácio de Karnak, durante a culminância da I Etapa do Projeto Queremos Paz. Os premiados participaram de um concurso e se destacaram nas categorias redação, desenho, dança e música. Na solenidade de hoje, receberam medalhas e certificados de participação.
O Projeto Queremos Paz vem sendo desenvolvido na rede estadual de ensino pelo Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), por meio do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Educação e da Cidadania (CAODEC), e em parceria com a Secretaria Estadual de Educação (SEDUC), há quase dois anos, debatendo questões relacionadas ao âmbito escolar, como bullying, atos infracionais, atos de indisciplina, drogadição, integração pessoal, relação família e escola, dentre outras.
O Procurador-Geral de Justiça do Piauí, Cleandro Moura, destaca que “o Ministério Público coloca-se como parceiro do Estado nesse compromisso por mais segurança e mais paz. Tanto é verdade que já escolhemos nossa principal bandeira para os próximos anos: a segurança pública. Vamos intensificar nossos esforços para combate à violência e para a construção da Paz”. A Promotora de Justiça e coordenadora do CAODEC, Flávia Gomes, ressalta que mais de 50 promotores em todo o Estado participaram do projeto, em parceria com as comunidades escolares. “Foram várias ações em todo o Piauí e uma das mais importantes foi o concurso artístico, que, hoje, premiamos. Nós acreditamos que a arte é um forte propulsora dos talentos humanos”, diz a coordenadora.
Esse momento também marcou a celebração da retomada do Projeto para o ano letivo de 2018, com a ação do Pacto pela Aprendizagem, um plano estratégico de educação que, assim como o Projeto Queremos Paz, trabalhará com a perspectiva de melhorar o cenário da educação.
“Ficamos felizes, porque essa parceria com a Secretaria de Educação se intensifica, uma vez que estaremos juntos, no ano de 2018, trabalhando o Pacto Pela Aprendizagem, dentro do planejamento estratégico da SEDUC, com o apoio do Projeto Queremos Paz. Trabalharemos ainda mais o clima escolar, por meio do fortalecimento dos regimentos internos escolares, dos conselhos escolares e com a mobilização da rede de proteção da infância e juventude, para auxiliar as escolas a enfrentarem seus problemas”, complementa a promotora Flávia Gomes.
A secretária de Educação, Rejane Dias, solicitou ao procurador geral de Justiça do Piauí, Cleandro Moura, a continuação do projeto, parabenizou os estudantes premiados e todos os envolvidos na inciativa que, segundo a gestora, trouxe bons resultados à educação, incentivando os valores humanos, como a solidariedade e justiça.
Também participaram da solenidade o governador do Estado, Wellington Dias; a vice-governadora, Margarete Coelho; o secretário de Justiça, Daniel Oliveira; o deputado estadual Hélio Oliveira; representantes da secretaria estadual de Educação, dentre outras autoridades.
Lista dos estudantes homenageados:
Concurso de Redação
1º lugar: Raniella Borges da Silva
Unidade Escolar Cipriano Vieira de Sá – 12ª GRE
Título: A paz é uma construção – nota 92,3
2º lugar: Danielly Nataly de Alencar
Unidade Escolar Nossa Senhora do Patrocínio – 16ª GRE
Título: Um grito sonoro de socorro – nota 92,0
Concurso de Dança e Música
1º lugar: Unidade Escolar Solange Viana – 19ª GRE
Letra: André Oliveira
Cantoras: Glória Santana, Joyce Vieira, Sthefanny Karoliny
Violão: André Oliveira
Cavaquinho: Fredyson Santos
Zabumba: Jhonata Maciel
Triângulo: Glória Santana
Dançarinos: Ailton Silva, Kauane Ketlen, José Fernando, Maria Eduarda de Sousa, Gustavo Almeida, Luiza Emanuelly
2º lugar: Unidade Escolar Gayoso Almendra – 2ª GRE
Letra/Vocal: Maria Geangêla da Silva
Violão: Lorrana da Silva Franco
Triângulo: André Queiroz Teixeira
Sanfona: José Renan da Cunha Sousa
Dançarinos: Luan Caio da Silva, Silveira Borges da Costa e Silva, Patrícia Lopes Resende, Alex Silva, Daniele Teixeira da Silva
Coreografia: Luciene de Carvalho Silva
Concurso de Desenho
1º lugar: Mariana Cristina Silva Basto – CETI – Gov. Freitas Neto – 20ª GRE
Título: Paz na família
2º lugar: Danilo Silva de Sousa Ferreira – LAR DA CRIANÇA – Dom Abel Alonso Núñes – 5ª GRE
Título: Quem Promove o mal perde mais, quem promove a paz ganha mais.